Relato de experiência

contribuições da psicologia escolar frente à diversidade étnico-racial e cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.41295

Palavras-chave:

Psicologia escolar, Diversidade, Racismo

Resumo

O presente trabalho refere-se a um relato de experiência sobre atividades realizadas nas turmas de educação infantil e primeiro ciclo do ensino fundamental, em duas escolas municipais de uma cidade do interior de Goiás, por alunas do curso de Psicologia da Universidade Federal de Catalão. O objetivo do presente estudo busca demonstrar a importância das escolas de fato discutirem sobre as questões étnico-raciais, diversidade e respeito, de maneira didática, lúdica, com criticidade. Tal demanda está posta no cotidiano das crianças, sendo necessária a interposição das(os) educadoras(es) para propiciar sentidos e significados a essas temáticas de modo que não reproduzam preconceitos. O referencial teórico utilizado é a Teoria Histórico-Cultural, que compreende o desenvolvimento infantil de forma processual e ancorado nas mediações sociais, históricas e culturais. Concluiu-se ser essencial que a psicologia escolar rompa com a visão estereotipada de sua práxis no contexto educacional, promovendo vivências transformadoras para toda a comunidade escolar.

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Biografia do Autor

Ana Clara de Arruda Nunes, Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil

Graduada em psicologia pela Universidade Federal de Catalão. Mestranda em psicologia social pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Josiane Cristina Souza Farias, Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil

Graduada em psicologia pela Universidade Federal de Catalão. Pós-Graduanda em intervenção ABA para autismo e deficiência intelectual.

Maria Carolina Ferreira Tosta , Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil

Graduada em psicologia pela Universidade Federal de Catalão. Mestranda em educação pela Universidade Federal de Catalão.

Paula de Azevedo da Silva, Universidade Federal de Catalão

Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil

Janaina Cassiano Silva

Doutora em Educação. Docente no curso de Psicologia e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão.

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Publicado

2024-06-25

Como Citar

Nunes, A. C. de A., Farias, J. C. S., Tosta , M. C. F., Silva, P. de A. da, & Silva, J. C. . (2024). Relato de experiência: contribuições da psicologia escolar frente à diversidade étnico-racial e cultural. Pesquisa E Debate Em Educação, 14, 1–15, e41295. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.41295

Edição

Seção

Pesquisa aplicada