Relato de experiência
contribuições da psicologia escolar frente à diversidade étnico-racial e cultural
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.41295Palavras-chave:
Psicologia escolar, Diversidade, RacismoResumo
O presente trabalho refere-se a um relato de experiência sobre atividades realizadas nas turmas de educação infantil e primeiro ciclo do ensino fundamental, em duas escolas municipais de uma cidade do interior de Goiás, por alunas do curso de Psicologia da Universidade Federal de Catalão. O objetivo do presente estudo busca demonstrar a importância das escolas de fato discutirem sobre as questões étnico-raciais, diversidade e respeito, de maneira didática, lúdica, com criticidade. Tal demanda está posta no cotidiano das crianças, sendo necessária a interposição das(os) educadoras(es) para propiciar sentidos e significados a essas temáticas de modo que não reproduzam preconceitos. O referencial teórico utilizado é a Teoria Histórico-Cultural, que compreende o desenvolvimento infantil de forma processual e ancorado nas mediações sociais, históricas e culturais. Concluiu-se ser essencial que a psicologia escolar rompa com a visão estereotipada de sua práxis no contexto educacional, promovendo vivências transformadoras para toda a comunidade escolar.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.
ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira. O Projeto Político-Pedagógico em ação: contribuições à organização da atividade pedagógica. In: Pasqualini, Juliana Campregher; Tsuhako, Yaeko Nakadakari (Orgs.). Proposta pedagógica para a Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Bauru/SP. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016. p. 723-735.
AUAD, Daniela. Educar meninas e meninos: relações de gênero na escola. São Paulo: Contexto, 2006.
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A sociedade como realidade subjetiva. In: BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 1985. p. 173-241.
BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
CLARINDO, Janailson Monteiro; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues. O papel do grupo na relação entre mediação e construção do conhecimento. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 5, n. 2, 2014, p. 85-95. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1478. Acesso em: 19 jun. 2024.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica. Brasília: CFP, 2013.
DAYRELL, Juarez Tarcisio. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, J. Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996, p. 137-161. Disponível em: https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/1748941/mod_resource/content/1/Escola_Dayrell.doc. Acesso em: 6 abr. 2023.
DELARI JR., Achilles. Vigotski e a prática do psicólogo: em percurso da psicologia geral à aplicada. Mimeo. Umuarama, 2009. 40 p. (2ª versão). Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/view/12813668/vigotski-ea-pratica-do-psicologo-vigotski-brasil. Acesso em: 20 de ago. de 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
LANE, Silvia. Linguagem, pensamento e representações sociais. In: LANE, Silvia; CODO, Wanderley (Orgs.). Psicologia social: o homem em movimento. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. p. 32-39.
LANE, Silvia. O processo grupal. In: LANE, Silvia; CODO, Wanderley (Orgs.). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo, SP: Brasiliense, 1984. p. 78-98.
LUZ, Marcelo Giovannetti Ferreira. “Negro”, “Preto”, “Mulato” e “Afrodescendente” e o silenciamento dos sujeitos nos discursos sobre as ações afirmativas. Anais do III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade (III SIDIS) - Dilemas e Desafios na Contemporaneidade. Campinas, 2012. Disponível em: https://www.iel.unicamp.br/sidis/anais/pdf/LUZ_MARCELO_GIOVANNETTI_FERREIRA.pdf. Acesso em: 6 abr. 2023.
MACHADO, Letícia Vier; FACCI, Marilda Gonçalves Dias; BARROCO, Sonia Mari Shima. Teoria das emoções em Vigotski. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 4, p. 647-657, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/cvL9hMXKctvZpzF3nLFdyYw/. Acesso em: 19 jun. 2024.
MOURA, Francisco Nunes de Sousa; LEITE, Raquel Crosara Maia. O conservadorismo e a formação cidadã: a abordagem da Sexualidade no Ensino Fundamental diante do discurso em documentos oficiais. Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 24, n. 3, p. 61-77, 2019. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5468. Acesso em: 19 jun. 2024.
PAULINO-PEREIRA, Fernando César. Ampliando a discussão sobre a teoria da identidade e emancipação humana. In: PAULINO-PEREIRA, Fernando César. Psicologia social e identidade humana: a militância social como metamorfose e emancipação. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. p. 50-70.
PAULINO-PEREIRA, Fernando César. Psicologia crítica: integração entre teoria e prática na comunidade. Goiânia: Editora da PUC-GO, 2011.
RUSSO, Kelly; PALADINO, Mariana. A lei n. 11.645 e a visão dos professores do Rio de Janeiro sobre a temática indígena na escola. Revista Brasileira de Educação, Niterói, v. 21, n. 67, p. 897–921, out.-dez. 2016. Disponível em: http://laboep.uff.br/russo-kelly-paladino-mariana-a-lei-11-645-e-a-visao-dos-professores-do-rio-de-janeiro-sobre-a-tematica-indigena-na-escola/. Acesso em: 19 jun. 2024.
SANTIAGO, Flávio. Gritos sem palavras: resistências das crianças pequenininhas negras frente ao racismo. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 2, p. 129–153, abril-junho 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/DgFvJxgwpkcw7J8748FVVbt/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 jun. 2024.
SOUSA, Libna Raquel Barbosa de; PAULINO-PEREIRA, Fernado César. A construção da identidade de mulheres negras: negritude como resistência. In: PAULINO-PEREIRA, F. C. Temas em Psicologia Social: mulheres e gênero, vol. III. Jundiaí: Paco Editorial, 2022. p. 321-352.
SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. 1. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, v. 4, 1983.
VERONESE, Lilian Aracy Affonso; MACHADO, Adriana Marcondes. O pensamento institucionalista e a psicologia escolar: desassossegando as lógicas do cotidiano. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 26, p. 1-8, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/4nBByV3Y7z5QGyYVHj5Q3fQ/. Acesso em: 19 jun. 2024.
VIEIRA, Ana Paula Alves. Avaliação psicológica de crianças que enfrentam dificuldades escolares: Proposta a partir da psicologia histórico- cultural. Paranavaí: EduFatecie, 2021. Disponível em: https://editora.unifatecie.edu.br/index.php/edufatecie/catalog/book/35. Acesso em: 6 abr. 2023.
VIGOTSKY, Lev Semenovick. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
XIMENES, Verônica Morais; BARROS, João Paulo Pereira. Perspectiva histórico-cultural: que contribuições teórico metodológicas podem dar à práxis do psicólogo comunitário? Psicol. Argum., Curitiba, v. 27, n. 56, 2009. p. 65-76. Disponível em: https://biblat.unam.mx/hevila/Psicologiaargumento/2009/vol27/no56/6.pdf. Acesso em: 19 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Clara de Arruda Nunes; Maria Carolina Ferreira Tosta; Josiane Cristina Souza Farias; Paula de Azevedo da Silva; Janaina Cassiano Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.