Contribuições do entrelaçamento entre a maiêutica socrática e a pedagogia freiriana para o ensino

Autores

  • Luana Kunzler Universidade do Vale o Taquari - Univates, Programa de Pós-graduação em Ensino, Lajeado, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9978-3222
  • Derli Juliano Neuenfeldt Universidade do Vale o Taquari - Univates, Programa de Pós-graduação em Ensino, Lajeado, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1875-7226
  • Rogério José Schuck Universidade do Vale o Taquari - Univates, Programa de Pós-graduação em Ensino, Lajeado, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.40679

Palavras-chave:

Ensino, Princípios, Maiêutica, Sócrates, Paulo Freire

Resumo

Este artigo é um oriundo de uma dissertação de mestrado, cujo objetivo da pesquisa foi inves-tigar contribuições do entrelaçamento entre a maiêutica socrática e a pedagogia freireana para o ensino. Pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo, neste trabalho sintetiza-se resultados da pesquisa bibliográfica. Realizou-se análise textual discursiva. Do entrelaçamento das principais obras de Platão, sobre Sócrates, e de Paulo Freire, emergiram quatro categorias, denominadas princípios pedagógicos: o diálogo; a libertação; professor “fecundador” e “parteiro” e centralidade no aluno. A partir da análise das obras e do aprofundamento dos princípios, conclui-se que Sócrates e Paulo Freire, em contextos históricos distantes, apresentam metodologias a contribuir para o desenvolvimento de um ensino fomentador de sujeitos críticos. Entende-se que este estudo auxilia a enfrentar os diversos desafios no ensino brasileiro, podendo inspirar outros professores a fecundar e a partejar novas possibilidades pedagógicas, além de fortalecer a compreensão que o ensino pode ser libertador.

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Biografia do Autor

Luana Kunzler, Universidade do Vale o Taquari - Univates, Programa de Pós-graduação em Ensino, Lajeado, RS, Brasil

Licenciatura em História em 2014 (UNIJUÍ). Pós Graduada em Docência no Ensino Superior em 2017 (UNOPAR). Pós-Graduação em Arte e Educação em 2021 (UNIASSELVI). Mestre em Ensino em 2021 (UNIVATES). Doutoranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Atualmente, Coordenadora Pedagógica na Escola Clemente Corvalão da Rede Municipal de Santa Bárbara do Sul e professora no Colégio Evangélico Panambi. Experiência docente na área de História, Filosofia, Sociologia; Ensino Religioso e Projeto de Vida.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5752572382768492

Derli Juliano Neuenfeldt, Universidade do Vale o Taquari - Univates, Programa de Pós-graduação em Ensino, Lajeado, RS, Brasil

Graduado em Educação Física – Licenciatura em 1996. (UFSM). Especialista em Pedagogia do Esporte em 1997 (UFPR). Mestre(a) em Ciências do Movimento Humano em 2000 (UFSM). Doutor em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento em 2016 (UNIVATES). Professor dos cursos de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari – Univates.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5204461564869394

Rogério José Schuck, Universidade do Vale o Taquari - Univates, Programa de Pós-graduação em Ensino, Lajeado, RS, Brasil

Graduação em Filosofia em 1992 pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Mestrado em Filosofia em 1999 (PUC/RS). Doutorado em Filosofia em 2007 (PUC/RS). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGENSINO da Univates, atuando também junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2668859523186072

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

Kunzler, L., Neuenfeldt, D. J., & Schuck, R. J. . (2024). Contribuições do entrelaçamento entre a maiêutica socrática e a pedagogia freiriana para o ensino. Pesquisa E Debate Em Educação, 14, 1–22, e40679. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.40679

Edição

Seção

Pesquisa aplicada