Aportes a la enseñanza del entrecruzamiento entre la mayéutica socrática y la pedagogía freireana

Autores/as

  • Luana Kunzler Universidade do Vale o Taquari - Univates, Programa de Pós-graduação em Ensino, Lajeado, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9978-3222
  • Derli Juliano Neuenfeldt Universidade do Vale o Taquari - Univates, Programa de Pós-graduação em Ensino, Lajeado, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1875-7226
  • Rogério José Schuck Universidade do Vale o Taquari - Univates, Programa de Pós-graduação em Ensino, Lajeado, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.40679

Palabras clave:

Enseñando, Principios, mayéutica, Sócrates, Pedagogía, Freire

Resumen

Este artículo proviene de una disertación de maestría, cuyo objetivo de investigación fue investigar las contribuciones del entrelazamiento entre la mayéutica socrática y la pedagogía para la enseñanza de Freire. Investigación cualitativa, bibliográfica y de campo, este trabajo resume los resultados de la investigación bibliográfica. Se realizó un análisis textual discursivo. Del entrecruzamiento de las principales obras de Platón, sobre Sócrates y Paulo Freire, surgieron cuatro categorías, denominadas principios pedagógicos: diálogo; la liberación; maestro "fertilizante" y "partera" y centrado en el estudiante. Del análisis de las obras y la profundización de los principios, se concluye que Sócrates y Paulo Freire, en contextos históricos lejanos, presentan metodologías para contribuir al desarrollo de una enseñanza que fomente sujetos críticos. Se entiende que este estudio ayuda a enfrentar los diferentes desafíos de la educación brasileña y puede inspirar a otros profesores a fertilizar y entregar nuevas posibilidades pedagógicas, además de fortalecer la comprensión de que la enseñanza puede ser liberadora.

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Biografía del autor/a

Luana Kunzler, Universidade do Vale o Taquari - Univates, Programa de Pós-graduação em Ensino, Lajeado, RS, Brasil

Licenciatura em História em 2014 (UNIJUÍ). Pós Graduada em Docência no Ensino Superior em 2017 (UNOPAR). Pós-Graduação em Arte e Educação em 2021 (UNIASSELVI). Mestre em Ensino em 2021 (UNIVATES). Doutoranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Atualmente, Coordenadora Pedagógica na Escola Clemente Corvalão da Rede Municipal de Santa Bárbara do Sul e professora no Colégio Evangélico Panambi. Experiência docente na área de História, Filosofia, Sociologia; Ensino Religioso e Projeto de Vida.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5752572382768492

Derli Juliano Neuenfeldt, Universidade do Vale o Taquari - Univates, Programa de Pós-graduação em Ensino, Lajeado, RS, Brasil

Graduado em Educação Física – Licenciatura em 1996. (UFSM). Especialista em Pedagogia do Esporte em 1997 (UFPR). Mestre(a) em Ciências do Movimento Humano em 2000 (UFSM). Doutor em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento em 2016 (UNIVATES). Professor dos cursos de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari – Univates.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5204461564869394

Rogério José Schuck, Universidade do Vale o Taquari - Univates, Programa de Pós-graduação em Ensino, Lajeado, RS, Brasil

Graduação em Filosofia em 1992 pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Mestrado em Filosofia em 1999 (PUC/RS). Doutorado em Filosofia em 2007 (PUC/RS). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGENSINO da Univates, atuando também junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2668859523186072

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Publicado

2024-06-21

Cómo citar

Kunzler, L., Neuenfeldt, D. J., & Schuck, R. J. . (2024). Aportes a la enseñanza del entrecruzamiento entre la mayéutica socrática y la pedagogía freireana. Pesquisa E Debate Em Educação, 14, 1–22, e40679. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.40679

Número

Sección

Pesquisa aplicada