A distribuição de matrículas no ensino superior presencial em Minas Gerais

formação socioeconômica das mesorregiões e perfil dos estudantes

Autores

  • Ana Paula Guedes Henrique Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7739-6504
  • Maria Teresa Gonzaga Alves Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5820-4311

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.40068

Palavras-chave:

Ensino superior, Minas Gerais, Desigualdades geográficas, Desigualdades sociais

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a formação socioeconômica do estado de Minas Gerais e relacioná-la com as características de perfil dos estudantes matriculados em instituições de ensino superior presenciais no ano de 2018. Como resultado notamos que nas regiões concentradas ao norte do estado, pobres e com população em sua maioria negra o ensino superior apresentou menores taxas de matrículas e se revelou ausente em determinadas microrregiões. Nessas áreas a presença de estudantes negros e do sexo feminino é superior. Já nas regiões mais ao sul do estado, com altas taxas de matrículas, os estudantes brancos estavam em maioria. No setor público dessas regiões a prevalência foi de estudantes do sexo masculino e brancos, já no privado os grupos com maiores percentuais de estudantes brancos do sexo feminino. Nossos resultados demonstraram que o estado de Minas Gerais é marcado por aquilo que chamou de “divisão racial do espaço”, extremamente desvantajosa para a população negra.

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Biografia do Autor

Ana Paula Guedes Henrique, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Ciências Sociais (UFV). Mestre em Educação (UFV). Doutora em Educação (UFMG). Professora de Sociologia na Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais. Professora Curadora no Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8208604076171747

Maria Teresa Gonzaga Alves, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Ciências Sociais (UFMG). Mestre em Sociologia (USP). Doutora em Educação (UFMG). Professora Associada do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (UFMG), onde é líder do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares (Nupede). Em 2023, foi cedida para exercer o cargo de Diretora de Estudos Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9607360691087163

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Publicado

2024-03-07

Como Citar

Henrique, A. P. G. ., & Alves, M. T. G. (2024). A distribuição de matrículas no ensino superior presencial em Minas Gerais: formação socioeconômica das mesorregiões e perfil dos estudantes. Pesquisa E Debate Em Educação, 14, 1–21, e40068. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.40068

Edição

Seção

Pesquisa aplicada