Avaliação, alfabetização e responsabilização

os casos de Minas Gerais e Ceará

Autores

  • Marcelo Baumann Burgos Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maéve Melo dos santos Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Patrícia Valesca Gomes Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Responsabilização, Avaliação Externa

Resumo

O presente artigo trata do surgimento da política de responsabilização em dois estados brasileiros: Minas Gerais e Ceará, onde as escolas e seus dirigentes estão diretamente envolvidos nos resultados dos alunos. Apresentamos duas experiências exitosas em alfabetização, que têm como pano de fundo a responsabilização de todos os atores sociais que fazem parte do processo de sua implementação, delineando a política de avaliação externa culminando em diferentes formas de responsabilização. Discutiremos o contexto em que se produziram esses dois casos e o surgimento dos sistemas de avaliação nos estados analisados. Para tanto, em um primeiro momento, faremos uma reflexão sobre o contexto em que se iniciou a ampla divulgação do conceito de responsabilização. Posteriormente, apresentaremos a política de alfabetização e responsabilização em Minas Gerais e no Ceará, apontando, nas considerações finais, o que se pôde apreender dessas experiências. Nos dois casos aqui destacados, o resultado não é um fim, mas uma forma de instituir uma gestão de resultados educacionais.

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Como Citar

Burgos , M. B. ., santos , M. M. dos ., & Ferreira, P. V. G. . (2020). Avaliação, alfabetização e responsabilização: os casos de Minas Gerais e Ceará. Pesquisa E Debate Em Educação, 2(2), 24–44. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32342