Avaliação, alfabetização e responsabilização
os casos de Minas Gerais e Ceará
Palabras clave:
Políticas Educacionais, Responsabilização, Avaliação ExternaResumen
O presente artigo trata do surgimento da política de responsabilização em dois estados brasileiros: Minas Gerais e Ceará, onde as escolas e seus dirigentes estão diretamente envolvidos nos resultados dos alunos. Apresentamos duas experiências exitosas em alfabetização, que têm como pano de fundo a responsabilização de todos os atores sociais que fazem parte do processo de sua implementação, delineando a política de avaliação externa culminando em diferentes formas de responsabilização. Discutiremos o contexto em que se produziram esses dois casos e o surgimento dos sistemas de avaliação nos estados analisados. Para tanto, em um primeiro momento, faremos uma reflexão sobre o contexto em que se iniciou a ampla divulgação do conceito de responsabilização. Posteriormente, apresentaremos a política de alfabetização e responsabilização em Minas Gerais e no Ceará, apontando, nas considerações finais, o que se pôde apreender dessas experiências. Nos dois casos aqui destacados, o resultado não é um fim, mas uma forma de instituir uma gestão de resultados educacionais.
Descargas
Citas
______________ (org.). Marcos históricos na reforma da educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.
CAMPOS, A. M. Accoutability: quando devemos traduzi-la para o português? Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v.24, n.2, 1990.
CARNOY, M. A vantagem acadêmica de Cuba: por que seus alunos vão melhor na escola. São Paulo: Ediouro, 2009.
CEARÁ. Regime de colaboração para a garantia do direito à aprendizagem: o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). Fortaleza: SEDUC; UNICEF, 2012.
GREMAUD, A. P. et al. Avaliação Continuada: Apropriação e utilização dos resultados: Minas Gerais. Juiz de Fora: FADEPE, 2009.
HORTA, J. Os resultados das avaliações externas. In: INEP (org.) Avaliações externas e seu uso na gestão educacional. Textos para consulta. Congres- 44 Responsabilização na Educação so Internacional Educação: Uma Agenda Urgente. Brasília, 2011. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2011.
KRAWCZYK, N. A gestão escolar: um campo minado... Análise das propostas de 11 municípios brasileiros. In: Revista Educação e Sociedade, ano XX, n. 67, agosto, 1999.
MCKINSEY & COMPANY. Relatório do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP): alfabetização no tempo certo, Minas Gerais, 2009.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Educação. Guia de Reorganização e Implementação do Plano de Intervenção PedagógicaOLIVEIRA, L.K.M. Três investigações sobre escalas de proficiência e suas interpretações. Projeto de Qualificação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. 2008. Minas Gerais, 2008.