Diretores escolares em um contexto de reforma da educação

Autores

  • Marcelo Baumann Burgos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Ana Carolina Canegal Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Gestão escolar, Reforma educacional, Autonomia escolar

Resumo

O presente trabalho resulta de uma pesquisa etnográfica realizada em 2010 com diretoras de quatro escolas públicas, duas em Recife e duas no Rio de Janeiro. O principal achado da pesquisa foi a identificação de um forte traço personalista na atuação das diretoras, situação que reflete um baixo grau de institucionalidade da gestão escolar. Da nossa perspectiva, esse traço personalista estaria relacionado com o processo de precarização institucional da escola pública, que acompanha a chegada maciça dos pobres a ela a partir dos anos de 1980. Nas décadas seguintes, esse personalismo das diretoras se combina com a redução da autonomia escolar e a tendência ora em curso de ampliação do poder dos vértices das redes escolares. Por isso, na conclusão do artigo, defendemos a necessidade de que as reformas educacionais se preocupem mais com o fortalecimento institucional da escola, reconhecendo o papel do diretor como líder na construção de um novo padrão de autonomia escolar.

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Como Citar

Burgos, M. B., & Canegal, A. C. (2020). Diretores escolares em um contexto de reforma da educação. Pesquisa E Debate Em Educação, 1(1), 13–36. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31597