Dr. Stone

a indissociabilidade entre letramentos, conhecimento científico e arte

Autores

  • Carolina Alves Magaldi Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, Juiz de Fora, Minhas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1240-2026
  • Lucas Alves Mendes Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, Juiz de Fora, Minhas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4332-6476

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.36493

Palavras-chave:

Letramento, Letramento científico, linguagens, arte, mangá

Resumo

O presente artigo conduz uma discussão acerca dos enlaces entre letramento, construção de conhecimento científico e arte, a partir do mangá e anime Dr. Stone. Na obra japonesa, um grupo de pessoas, petrificadas no momento atual, desperta no ano 5738, voltando a habitar uma nova realidade do planeta Terra, desprovida de tecnologias ou recursos científicos modernos. Em nosso estudo, apresentaremos o desenvolvimento da narrativa, analisando-a a partir de pressupostos teóricos do campo do letramento (SOARES, 1998, 2014), do letramento científico (PITRELLI, 2003; SANTOS, 2020) e de suas relações com a arte e as relações interpessoais (KAHN e ZEIDLER, 2016). A discussão dos quatro grandes experimentos realizados no primeiro arco narrativo da obra nos permite problematizar como o mangá explora os elementos artísticos e as conexões linguístico-sociais entre os personagens como elementos indissociáveis da construção de conhecimento científico. 

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Biografia do Autor

Carolina Alves Magaldi, Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, Juiz de Fora, Minhas Gerais, Brasil

Graduado(a) em Letras pela UFJF. Especialista em Globalização e Cultura de Massa pela UFJF. Mestre(a) em Letras pela UFJF. Doutor(a) em Estudos literários pela UFJF. Professor(a) Classe do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Informações complementares. Texto de até oito linhas.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5835701671468672

Lucas Alves Mendes, Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, Juiz de Fora, Minhas Gerais, Brasil

Graduado(a) em Letras Libras pela UFJF. Mestrando em Linguística pela UFJF.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0431146342923419

Referências

KAHN, Sami; ZEIDLER, Dana L. Using our heads and HARTSS*: Developing perspective-taking skills for socioscientific reasoning (* Humanities, ARTs, and Social Sciences). Journal of Science Teacher Education, v. 27, n. 3, p. 261-281, 2016.

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

Magaldi, C. A., & Mendes, L. A. (2023). Dr. Stone: a indissociabilidade entre letramentos, conhecimento científico e arte. Pesquisa E Debate Em Educação, 13, 1–12, e36493. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.36493

Edição

Seção

Pesquisa aplicada

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