Oficina gênero e educação
um relato de experiência
Palavras-chave:
Educação, Gênero, Formação de ProfessoresResumo
O presente texto é um relato de experiência da Oficina Gênero e Educação, ministrada pelas autoras durante o II Seminário de Gestão e Avaliação da Educação Pública do PPGP/CAEd/UFJF, em 22 janeiro de 2016, com duração de quatro horas. O texto apresenta o cenário acerca da temática na educação brasileira, a estrutura da oficina e os apontamentos dos cursistas em relação às discussões em torno do tema, além de uma avaliação da oficina. Entendemos que discutir gênero e sexualidade na formação de professores é uma maneira de instrumentalizá-los para o cotidiano, portanto, de extrema importância na atualidade.
Downloads
Referências
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
SOARES, Welington. Precisamos falar sobre Romeo....Revista Nova Escola. Ano 30. no.279, Ed.Abril. Fev. 2015.p. 25-32.
TARDIF, Maurice. LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Trad. João Batista Kreuch. Petrópolis: Vozes, 2005. 317p.