Oficina gênero e educação

um relato de experiência

Autores

  • Carolina Alves Magaldi Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Carla Silva Machado Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Educação, Gênero, Formação de Professores

Resumo

O presente texto é um relato de experiência da Oficina Gênero e Educação, ministrada pelas autoras durante o II Seminário de Gestão e Avaliação da Edu­cação Pública do PPGP/CAEd/UFJF, em 22 janeiro de 2016, com duração de quatro horas. O texto apresenta o cenário acerca da temática na educação brasileira, a estrutura da oficina e os apontamentos dos cursistas em relação às discussões em torno do tema, além de uma avaliação da oficina. Entende­mos que discutir gênero e sexualidade na formação de professores é uma maneira de instrumentalizá-los para o cotidiano, portanto, de extrema impor­tância na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação. Nota pú¬blica às Assembleias Legislativas, à Câmara Legislativa do DF, às Câmaras de Vereadores, aos Conselhos Estaduais, Distrital e Municipais de Educação e à Sociedade Brasileira. Brasília, 1 set. 2015.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
SOARES, Welington. Precisamos falar sobre Romeo....Revista Nova Escola. Ano 30. no.279, Ed.Abril. Fev. 2015.p. 25-32.
TARDIF, Maurice. LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Trad. João Batista Kreuch. Petrópolis: Vozes, 2005. 317p.

Downloads

Como Citar

Magaldi, C. A. ., & Machado, C. S. . (2020). Oficina gênero e educação: um relato de experiência. Pesquisa E Debate Em Educação, 5(2), 53–62. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31958

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)