A distribuição de matrículas no ensino superior presencial em Minas Gerais

formação socioeconômica das mesorregiões e perfil dos estudantes

Autores

  • Ana Paula Guedes Henrique Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7739-6504
  • Maria Teresa Gonzaga Alves Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5820-4311

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.40068

Palavras-chave:

Ensino superior, Minas Gerais, Desigualdades geográficas, Desigualdades sociais

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a formação socioeconômica do estado de Minas Gerais e relacioná-la com as características de perfil dos estudantes matriculados em instituições de ensino superior presenciais no ano de 2018. Como resultado notamos que nas regiões concentradas ao norte do estado, pobres e com população em sua maioria negra o ensino superior apresentou menores taxas de matrículas e se revelou ausente em determinadas microrregiões. Nessas áreas a presença de estudantes negros e do sexo feminino é superior. Já nas regiões mais ao sul do estado, com altas taxas de matrículas, os estudantes brancos estavam em maioria. No setor público dessas regiões a prevalência foi de estudantes do sexo masculino e brancos, já no privado os grupos com maiores percentuais de estudantes brancos do sexo feminino. Nossos resultados demonstraram que o estado de Minas Gerais é marcado por aquilo que chamou de “divisão racial do espaço”, extremamente desvantajosa para a população negra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Guedes Henrique, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Ciências Sociais (UFV). Mestre em Educação (UFV). Doutora em Educação (UFMG). Professora de Sociologia na Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais. Professora Curadora no Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8208604076171747

Maria Teresa Gonzaga Alves, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Ciências Sociais (UFMG). Mestre em Sociologia (USP). Doutora em Educação (UFMG). Professora Associada do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (UFMG), onde é líder do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares (Nupede). Em 2023, foi cedida para exercer o cargo de Diretora de Estudos Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9607360691087163

Referências

CIRINO, Jader Fernandes; GONZÁLEZ, Alba Maria Guadalupe Orellana. A heterogeneidade do desenvolvimento econômico do estado de Minas Gerais. Revista de Ciências Humanas, v. 11, n. 1. p. 9-11, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3476. Acesso em: 18 jun. 2020.

DA MATA-MACHADO, Bernardo Novais. História do sertão noroeste de minas gerais 1690-1930. Belo Horizonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais, 1991.

DE PAULA, Ricardo Zimbrão Affonso et al. Indústria em Minas Gerais: origem e desenvolvimento. Seminário sobre a economia mineira, v. 10, 2002. Disponível em: https://diamantina.cedeplar.ufmg.br/portal/download/diamantina-2002/D13.pdf. Acesso em: 12 jan. 2020.

DE PAULA, Gustavo Bruno; NONATO, Bréscia França; NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins. Ações afirmativas e estratificação horizontal: comparação entre bônus e Lei de Cotas na UFMG. Europe PMC, 2022. Disponível em: https://europepmc.org/article/ppr/ppr459727. Acesso em: 8 jan. 2023.

FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. Rio de Janeiro: Companhia das letras, 2020.

GOMES, Sangra; SILVA, André; OLIVEIRA, Flávia. Governos partidários e política educacionais no Brasil do século XXI. In ARRETCHE, Marta; MARQUES, Eduardo. As políticas da política: desigualdades e inclusão nos governos do PSDB e do PT. São Paulo, Editora Unesp, 2020.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2020.

GUIMARÃES, Eduardo Nunes. Formação e desenvolvimento econômico do Triângulo Mineiro: integração nacional e consolidação regional. Uberlândia: EDUFU, 2020. Disponível em: http://www.edufu.ufu.br/sites/edufu.ufu.br/files/formacao_economica_site_0.pdf. Acesso em: 25 jun. 2020.

HONORATO, Gabriela; ZUCCARELLI, Carolina; VIEIRA, André. Estratificação horizontal nas licenciaturas das instituições federais brasileiras. Revista Contemporânea de Educação, v. 14, n. 29, p. 28-53, 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/21995. Acesso em: 18 out. 2020.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual. Rio de Janeiro: IBGE, v. 1, 2019. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/6408#resultado. Acesso em: 2 out. 2020.

IBGE. Censo demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, p. 34-35, 2010.

MARTINS, Marcos Lobato. Uma história das relações sociedade-natureza no Vale do Mucuri: 1852-1983. Tempos Históricos, v. 19, n. 1, p. 413-439, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.36449/rth.v19i1.12765. Acesso em: 8 jun. 2020.

MCCOWAN, Tristan; BERTOLIN, Julio. Inequalities in Higher Education Access and Completion in Brazil. Genebra: UNRISD, 2020. Disponível em: https://www.econstor.eu/bitstream/10419/246235/1/WP2020-03.pdf. Acesso em: 8 jun. 2020.

MARTELETO, Leticia J. Educational inequality by race in Brazil, 1982-2007: structural changes and shifts in racial classification. Demography. v.49, p. 337–58, 2012. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3698049/. Acesso em: 29 jul. 2020.

MIRANDA, Leonardo C. Nos caminhos do Vale: o (des)envolvimento no Jequitinhonha. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IGCC-9AHLXQ/1/disserta__oleonardocaetano_2013.pdf. Acesso em: 29 jul. 2020.

MIRANDA, Vitor. A resurgence of black identity in Brazil? Evidence from an analysis of recent censuses”. Demographic Research. v. 32, p. 1603-1630, 2015. Disponível em: https://www.demographic-research.org/volumes/vol32/59/32-59.pdf. Acesso em: 29 jul. 2020.

MOREIRA, Hugo Fonseca. Se for pra morrer de fome, eu prefiro morrer de tiro: o norte de Minas e a formação de lideranças rurais. Dissertação (Mestrado de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, Instituto de Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/325349059_Se_for_pra_morrer_de_fome_eu_prefiro_morrer_de_tiro_o_Norte_de_Minas_e_a_formacao_de_liderancas_rurais. Acesso em: 18 out. 2020.

OLIVEIRA, Daniel Coelho. Elite do agronegócio em Unaí: percepções sobre pobreza e desigualdades sociais. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2008. Disponível em: https://institucional.ufrrj.br/portalcpda/files/2018/08/2008.dissertacao_daniel_oliveira.pdf. Acesso em: 18 out. 2020.

PEREIRA, Camila Amaral; ESPINDOLA, Haruf Salmen; MARTINS, Diego. Formação econômica do Vale do Rio Doce: uma análise histórica (1940-1970). Revista IDeAS, v. 13, n. 1, p. e019005-e019005, 2019. Disponível em: https://revistaideas.ufrrj.br/ojs/index.php/ideas/article/view/237/283. Acesso em: 20 nov. 2020.

RIBEIRO, Carlos Antônio Costa; SCHLEGEL, Rogério. Estratificação horizontal na Educação Superior (1960 a 2010). In: ARRETCHE, Marta. Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: Editora Uninesp, 2015, p. 133- 162.

SANTOS, Gilmar Ribeiro dos; SILVA, Ricardo dos Santos. Desenvolvimento regional no Norte de Minas Gerais. 35º Encontro Anual da ANPOCS, GT05-Desenvolvimento em perspectiva: teorias, experiências e projetos políticos. Montes Claros: UNIMONTES, 2011. Disponível em: https://anpocs.com/index.php/encontros/papers/35-encontro-anual-da-anpocs/gt-29/gt05-27. Acesso em: 18 out. 2020.

SIMÃO, Rosycler Cristina Santos. Distribuição de renda e pobreza no estado de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado) – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Programa de Economia Aplicada, São Paulo, 2004. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-30082004-151941/publico/rosycler. Acesso em: 20 nov. 2020.

STARLING, Heloisa Maria Murgel. Minas Gerais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

Downloads

Publicado

2024-03-07

Como Citar

Henrique, A. P. G. ., & Alves, M. T. G. (2024). A distribuição de matrículas no ensino superior presencial em Minas Gerais: formação socioeconômica das mesorregiões e perfil dos estudantes. Pesquisa E Debate Em Educação, 14, 1–21, 40068. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.40068

Edição

Seção

Pesquisa aplicada