Dr. Stone
a indissociabilidade entre letramentos, conhecimento científico e arte
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.36493Palavras-chave:
Letramento, Letramento científico, linguagens, arte, mangáResumo
O presente artigo conduz uma discussão acerca dos enlaces entre letramento, construção de conhecimento científico e arte, a partir do mangá e anime Dr. Stone. Na obra japonesa, um grupo de pessoas, petrificadas no momento atual, desperta no ano 5738, voltando a habitar uma nova realidade do planeta Terra, desprovida de tecnologias ou recursos científicos modernos. Em nosso estudo, apresentaremos o desenvolvimento da narrativa, analisando-a a partir de pressupostos teóricos do campo do letramento (SOARES, 1998, 2014), do letramento científico (PITRELLI, 2003; SANTOS, 2020) e de suas relações com a arte e as relações interpessoais (KAHN e ZEIDLER, 2016). A discussão dos quatro grandes experimentos realizados no primeiro arco narrativo da obra nos permite problematizar como o mangá explora os elementos artísticos e as conexões linguístico-sociais entre os personagens como elementos indissociáveis da construção de conhecimento científico.
Downloads
Referências
KAHN, Sami; ZEIDLER, Dana L. Using our heads and HARTSS*: Developing perspective-taking skills for socioscientific reasoning (* Humanities, ARTs, and Social Sciences). Journal of Science Teacher Education, v. 27, n. 3, p. 261-281, 2016.
KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2007.
MAMEDE, Maíra; ZIMMERMAN, Erika. Letramento científico e CTS na formação de professores para o ensino de ciências. Enseñanza de las ciências, 2005. Número extra. VII Congresso.
ONG, Walter. Oralidade e Cultura Escrita. São Paulo: Papirus, 1998.
PITRELLI, Nico. The crisis in “Public Understanding of Science” in Great Britain. Journal of Science Communication, 2003.
SANTOS, W.L.P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social:funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação. v.12 n.36 set./dez.2007, p. 474-550. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n36/a07v1236.pdf >.Acesso em: 04 ago. 2020.
SOARES, M. Letramento - um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2014.
STONE, DR. São Paulo: Panini, n.1, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carolina Alves Magaldi; Lucas Alves Mendes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.