A educação integral das unidades escolares estaduais na região sul fluminense

uma análise das taxas de rendimento

Autores

  • Ellen Oliveira de Menezes Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Rio de Janeiro, Rio Janeiro, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5828-311X

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.35167

Palavras-chave:

Educação integral, Taxas de rendimento, Taxas de aprovação

Resumo

A presente pesquisa possui como objetivo contribuir para a discussão teórica sobre a implantação e permanência da educação integral e seus princípios norteadores no estado do Rio de Janeiro, como também seus resultados educacionais. Nesse sentido, foi abordado o histórico das organizações escolares e da Educação integral. Em seguida, o estudo perpassa pelos marcos legais que fundamentam essa proposta, enfatizando a esfera federal e a estadual. Prosseguindo, no referencial teórico são abordados os princípios da educação integral. Sobre a metodologia, compreende em uma análise de dados secundários, acompanhada de uma pesquisa bibliográfica. Os principais dados analisados são as taxas de rendimento, em especial as taxas de aprovação, compreendidas no período de 2016 a 2019, disponibilizado pelo INEP. Em seguida, foi analisado os resultados obtidos pelas escolas de acordo com os anos de adesão da proposta de educação integral. Como resultado da pesquisa, a proposta inicial sobre a verificação dos avanços no desempenho dos estudantes foi constatada.

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Biografia do Autor

Ellen Oliveira de Menezes, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Rio de Janeiro, Rio Janeiro, Brasil.

Graduada em Ciências Biológicas (UGB). Graduada em Pedagogia (UNINTER). Especialista em Psicopedagogia (UNIFOA). Especialista em Gestão do Meio Ambiente: Educação, Direito e Análise Ambiental (UFJF). Especialista em Gestão de Recursos Humanos (UNINTER). Especialista em Estatísticas e Avaliação Educacional (UFJF). Mestra em Gestão e Estratégia (UFRRJ). Doutoranda em Psicologia Social (UERJ). Atualmente é Professora Formadora na Secretaria de Estado de Educação do Rio Janeiro (SEEDUC). Mediadora Acadêmica no Curso de Pós-Graduação Especialização em Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e é membro do Laboratório de Relações e Contextos Educativos na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Colaboradora e participante do GT Relações Interpessoais e Competência Social na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8672799057682006

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Menezes, E. O. de . (2023). A educação integral das unidades escolares estaduais na região sul fluminense: uma análise das taxas de rendimento. Pesquisa E Debate Em Educação, 13, p. 1–16, e35167. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.35167