La educación integral de las unidades escolares estatales de la región fluminense sur
un análisis de las tasas de rendimiento
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.35167Palabras clave:
Educación integral, Tasas de ingresos, Tasas de aprobaciónResumen
Esta investigación tiene como objetivo contribuir a la discusión teórica sobre la implementación y permanencia de la Educación Integral y sus principios rectores en el Estado de Río de Janeiro, así como sus resultados educativos. En este sentido, se abordó la historia de las organizaciones escolares y la Educación Integral. Luego, el estudio pasa por los marcos legales que sustentan esta propuesta, enfatizando los ámbitos federal y estatal. Continuando, el marco teórico aborda los principios de la Educación Integral. En cuanto a la metodología, comprende un análisis de datos secundarios, acompañado de una búsqueda bibliográfica. Los principales datos analizados son las tasas de rendimiento, en particular las tasas de aprobación, comprendidas en el período de 2016 a 2019, proporcionadas por el INEP. Luego, se analizaron los resultados obtenidos por las escuelas según los años de adhesión a la propuesta de Educación Integral. Como resultado de la investigación, se encontró una propuesta inicial sobre la verificación de avances en el desempeño de los estudiantes.
Descargas
Citas
BRASIL. Constituição da república federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf Acesso em: 1 jul. 2021.
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio. Resolução nº 2, de 30 de janeiro de 2012. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Brasília, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9917-rceb002-12-1&Itemid=30192 Acesso em: 1 jul. 2021.
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Brasília: Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm Acesso em: 1 jul. 2021.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano nacional de educação PNE 2014-2024: linha de base. – Brasília, DF: Inep, 2015. Disponível em: https://bit.ly/3kINC5k Acesso em: 1 set. 2020.
BRASIL. Portaria nº 727. Estabelece novas diretrizes, novos parâmetros e critérios para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI, de 13 de junho de 2017. Brasília, Diário oficial República Federativa do Brasil, 14 de junho de 2017, Nº 113, Seção 1, p. 09-10. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2017-pdf/74121-portaria727-2017-emti-pdf/file . Acesso em: 1 set. 2020.
BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf . Acesso em: 1 dez. 2020.
CATELLI, Rosana Elisa. Coleção de imagens: o cinema documentário na perspectiva da Escola Nova, entre os anos de 1920 e 1930. Educação e sociedade., Campinas, v. 31, n. 111, p. 605-624, jun. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/yM6GVwwzdCfpkQKxbZnk6vG/?lang=pt. Acesso em: 1 jul. 2021.
CAVALIERE, Ana Maria. Anísio Teixeira e a educação integral. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 20, n. 46, p. 249-259, ago., 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/VqDFLNVBT3D75RCG9dQ9J6s/?lang=pt. Acesso em: 1 jul. 2021.
CAVALIERE, Ana Maria; COELHO, Lígia Martha. Para onde caminham os Cieps? Uma análise após 15 anos. Cad. pesquisa, São Paulo, n. 119, p. 147-174, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/gXYjgCRpK5DJxN7FrxVTkYK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 1 jul. 2021.
COELHO, Maria Inês de Matos. Vinte anos de avaliação da educação básica no Brasil: aprendizagens e desafios. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ. Rio de Janeiro, v. 16, n. 59, p. 229-258, abr./jun. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/Z7LQtH3QPZSqfvh9J9PbkNQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 1 jul. 2021.
CHAVES, Miriam W. Educação integral: uma proposta de inovação pedagógica na administração escolar de Anísio Teixeira no Rio de Janeiro dos anos 30. In: CAVALIERE, A. M. V.; COELHO, L. M C. C. (Orgs). Educação brasileira e(m) tempo integral. Petrópolis: Vozes, 2002.
DOURADO, Luiz Fernando. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas. Educação e sociedade. Campinas, vol. 28, n. 100 – Especial, p. 921 – 946, out., 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/w6QjW7pMDpzLrfRD5ZRkMWr/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 1 jul. 2021fer.
FREITAG, Bárbara. Escola, estado & sociedade. 4 ed. São Paulo: Moraes, 1986.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Resumo executivo: diretrizes para a política de educação integralsolução educacional para o ensino médio. Caderno 1. São Paulo: IAS, 2014.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Modelo pedagógico: princípios, metodologias integradoras e avaliação da aprendizagem. Diretrizes para a política de educação integralsolução educacional para o ensino médio. Caderno 2. São Paulo: IAS, 2015.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da educação básica. INEP, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar. Acesso em: 1 fev. 2021.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da educação básica 2020. INEP, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica . Acesso em: 1 jul. 2021.
LIBERATI, Wilson Donizeti. Políticas públicas no estado constitucional. São Paulo: Atlas, 2013.
MENEZES, Ellen Oliveira. As organizações escolares e a implantação da gestão integrada da escola (GIDE): um estudo em unidade escolar estadual da região Sul Fluminense. 2015. 198 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015.
MINAYO, M. C. S. Trabalho de Campo: Contexto de Observação, Interação e Descoberta. In: DESLANDES, S. F.; GOMES, R; MINAYO, M. C. S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis: Vozes, p. 61–77, 2009.
MOEHLECKE, Sabrina. Políticas de Educação integralpara o Ensino Médio no Rio de Janeiro: uma ampliação do direito à educação?. Currículo sem fronteiras. v. 18, n. 1, p. 145-169, jan./abr. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/332353592_POLITICAS_DE_EDUCACAO_INTEGRAL_PARA_O_ENSINO_MEDIO_NO_RIO_DE_JANEIRO_uma_ampliacao_do_direito_a_educacao. Acesso em: 1 ago. 2020.
RIO DE JANEIRO (Estado). Deliberação CEE nº 344, de 22 de julho de 2014. Define Diretrizes Operacionais para a Organização Curricular do Ensino Médio na Rede Pública de Ensino do Estado do Rio de Janeiro. Conselho estadual de educação, p. 1-4, 2014. Disponível em: http://www.cee.rj.gov.br/deliberacoes/D_2014-344.pdf. Acesso em: 1 set. 2020.
RIO DE JANEIRO (Estado). Resolução nº. 4.842, de 03 de dezembro de 2012. Fixa Diretrizes para implantação das Matrizes Curriculares para Educação Básica nas Unidades Escolares de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Ensino Médio Experimental, e dá outras providências. Diário oficial do estado do Rio de Janeiro. Ano XXXVIII, nº 224, Parte I, p. 18-27, 2012. Disponível em: https://bit.ly/3gjbonv. Acesso em: 1 dez. 2020.
RIO DE JANEIRO (Estado). Resolução SEEDUC nº 5.330, de 10 de setembro de 2015. Fixa diretrizes para implantação das matrizes curriculares para a educação básica nas unidades escolares da rede pública, e dá outras providências. Diário oficial do estado do Rio de Janeiro. Ano XLI, nº 169, Parte I, p. 13-14, 2015. Disponível em: https://bit.ly/36i9bFE. Acesso em: 1 set. 2020.
RIO DE JANEIRO (Estado). Resolução SEEDUC nº 5.508, de 01 de fevereiro de 2017. Implanta o Ensino Médio em Tempo Integral, com ênfase em Empreendedorismo aplicado ao mundo do trabalho, nas unidades escolares que menciona, e dá outras providências. Diário oficial do estado do Rio de Janeiro. Ano XLIII, nº 023, Parte I, p. 37, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2YB6VVe. Acesso em: 1 jan. 2021.
RIO DE JANEIRO (Estado). Resolução SEEDUC nº 5.697, de 12 de novembro de 2018. Transforma o ensino médio em tempo integral, com ênfase em empreendedorismo aplicado ao mundo do trabalho em curso técnico em administração nas unidades escolares que menciona, e dá outras providências. Diário oficial do estado do Rio de Janeiro. Ano XLIV, nº 211, Parte I, p. 20, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2YzsxBg. Acesso em: 1 jan. 2021.
RIO DE JANEIRO (Estado). Portaria CEE nº 3.756, de 26 de novembro de 2019. Reconhece a regularidade do Curso Técnico em Administração, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC-RJ, e dá outras providências. Diário oficial do Estado do Rio de Janeiro. Ano XLV, nº 226, Parte I, p. 33, 2019a. Disponível em: https://bit.ly/36AixMm. Acesso em: 1 jan. 2021.
RIO DE JANEIRO (Estado). Resolução SEEDUC nº 5.812, de 27 de dezembro de 2019. Fixa diretrizes para implantação das matrizes curriculares para a educação básica nas unidades escolares da rede pública e dá outras providências. Diário oficial do estado do Rio de Janeiro. Ano XLV, nº 246, Parte I, p. 34-36, 2019b. Disponível em: https://bit.ly/36ydqwm. Acesso em: 1 jan. 2021.
ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágios e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. 7. reimp. São Paulo: Atlas, 2012.
VIEIRA, Marcelo Milano Falcão. Por uma boa pesquisa (qualitativa) em administração. In: VIEIRA, Marcelo Milano Falcão; ZOUAIN, Debora Moraes. Pesquisa qualitativa em administração. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Ellen Oliveira de Menezes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.