A importância da qualificação dos profissionais da educação para os sistemas de avaliação das redes públicas de ensino
Palavras-chave:
Sistema avaliativo brasileiro, SINAES, IDEBResumo
Durante o período presencial do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ocorrido em janeiro de 2012, foram realizadas entrevistas com as mestrandas Kátia Simone de Almeida Melo Reis e Karina Hernandes Neves, com o objetivo de compreender o que elas entendem sobre a avaliação educacional brasileira em seus locais de atuação. Observamos nas falas das mestrandas a preocupação da Secretaria Municipal de Montes Claros1 e da Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ)2 acerca da qualificação dos profissionais que trabalham nos seus sistemas avaliativos da educação básica. Essa preocupação perpassa a etapa de elaboração das avaliações, a análise dos resultados e o retorno dado às escolas participantes. As duas mestrandas viveram um momento de ascensão profissional recente em função da atenção que tem sido dada à temática.
Downloads
Referências
CASTRO, M.H.G.C. Sistemas de avaliação da educação no Brasil: avanços e novos desafios. São Paulo Perspectiva. São Paulo, v. 23, n. 1, p. 05-18, jan./ jun. 2009a.
______. A consolidação da política de avaliação da educação básica no Brasil. Meta: Avaliação. Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, p. 271-296, set./dez. 2009b.
NICOLELLA, A.C.; SCORZAFAVE, L.G.D.S. Indicadores e Medidas Educacionais no Brasil. In: CONDÉ, E.S. et al. Políticas educacionais e Avaliação de programas. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2011, p. 65-87. (Coleção Gestão e avaliação da educação pública; v. 1)
PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS. Proposta Curricular: Anos Finais Montes Claros, 2012
SOUSA, S.Z.; OLIVEIRA, R.P.O. Sistemas estaduais de avaliação: uso dos resultados, implicações e tendências. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, p.793-822, set./dez. 2010.