A importância da qualificação dos profissionais da educação para os sistemas de avaliação das redes públicas de ensino

Autores

  • Ana Paula de Melo Lima Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Carla Silva Machado Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Debora Cristina Alexandre Bastos e Monteiro de Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Juliana Alves Magaldi Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rafaela Reis Azevedo de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Sheila Rigante Romero Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Sistema avaliativo brasileiro, SINAES, IDEB

Resumo

Durante o período presencial do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ocorrido em janeiro de 2012, foram realizadas entrevistas com as mestrandas Kátia Simone de Almeida Melo Reis e Karina Hernandes Neves, com o objetivo de compreender o que elas entendem sobre a avaliação educacional brasileira em seus locais de atuação. Observamos nas falas das mestrandas a preocupação da Secretaria Municipal de Montes Claros1 e da Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ)2 acerca da qualificação dos profissionais que trabalham nos seus sistemas avaliativos da educação básica. Essa preocupação perpassa a etapa de elaboração das avaliações, a análise dos resultados e o retorno dado às escolas participantes. As duas mestrandas viveram um momento de ascensão profissional recente em função da atenção que tem sido dada à temática.

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Referências

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Como Citar

Lima, A. P. de M. ., Machado, C. S. ., Carvalho, D. C. A. B. e M. de ., Magaldi, J. A., Oliveira, R. R. A. de ., & Romero, S. R. . (2020). A importância da qualificação dos profissionais da educação para os sistemas de avaliação das redes públicas de ensino. Pesquisa E Debate Em Educação, 2(1), 119–131. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32360

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Seção

Comunicação e desenvolvimento profissional

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