Gestor escolar empreendedor

uma breve reflexão teórica sobre empreendedorismo e capital social

Autores

  • Marcos Tanure Sanábio Universidade Federal de Lavras
  • Carolina Alves Magaldi Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Carla Silva Machado Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Gestor empreendedor, Gestão Escolar, Capital social

Resumo

Este ensaio teórico apresenta uma breve reflexão sobre o Gestor Escolar Em­preendedor à luz dos referenciais teóricos consultados. Tal reflexão envolve os conceitos de empreendedorismo (Joseph Alois Schumpeter, David C. Mc­Clelland e Louis Jacques Filion) e o chamado capital social (Robert Putnam, Pierre Bourdieu, James Coleman e Mark Granovetter), construída por intermé­dio de uma incursão em abordagens teóricas presentes em paradigmas so­ciológicos diferenciados (Burrel e Morgan e Alvesson e Deetz) que, em última análise, foram propositalmente aplicadas na interpretação de um fenômeno social importante, face às transformações substantivas de uma gestão estática para uma gestão dinâmica impostas na formação e atuação do gestor educa­cional. Para tanto, o esforço de imersão bibliográfico aqui realizado permitiu identificar a existência de correlações instigantes, como também a existência de referenciais importantes, capazes de estimular a pesquisa e assim contri­buir para fortalecer a compreensão sobre aquele fenômeno.

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Como Citar

Sanábio, M. T. ., Magaldi, C. A., & Machado, C. S. . (2020). Gestor escolar empreendedor: uma breve reflexão teórica sobre empreendedorismo e capital social. Pesquisa E Debate Em Educação, 6(1), 131–149. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31943

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