Noções de contagem através da Metodologia de Resolução de Problemas: uma experiência pedagógica com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental
A Teaching Experience with 8th Grade
Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Resolução de Problemas, Ensino Fundamental, Contagem, RaciocínioResumo
O Princípio Fundamental da Contagem (PFC) é um conceito essencial da Matemática Discreta, amplamente aplicado no cotidiano, seja na organização de combinações em cardápios, na disposição de vestimentas ou em probabilidades estatísticas. No entanto, muitos alunos encontram dificuldades na compreensão desse princípio, o que pode impactar seu desempenho em disciplinas mais avançadas. Dessa forma, o presente relato de experiência tem como objetivo discutir as potencialidades iniciais da construção do conceito de PFC através da Metodologia de Resolução de Problemas, superando a mera aplicação mecânica e acrítica de algoritmos. Para alcançar esse objetivo, foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa, de natureza participante, desenvolvida com uma turma de 32 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada no município de Brejo da Madre de Deus - PE. A análise dos dados envolveu as resoluções obtidas a partir da aplicação de um problema gerador, que tratava da criação de crachás com algumas restrições quanto a números e letras. Os resultados indicaram uma diversidade de estratégias, desde a enumeração sistemática até a generalização intuitiva do PFC, bem como dificuldades na comunicação do raciocínio e na organização lógica. Constatou-se que a abordagem favoreceu a construção conceitual com significado, superando a aplicação mecânica de fórmulas. Assim, a Resolução de Problemas mostrou-se um caminho eficaz para desenvolver a autonomia intelectual e o raciocínio combinatório, embora exija uma mediação docente atenta aos erros como oportunidades de aprendizagem.
Downloads
Metrics
Referências
ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que através da resolução de problemas? In: ONUCHIC, L. de la R.; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A. M. (org.). Resolução de Problemas: teoria e prática. 2. ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2021, p. 37 - 57.
ANDRADE, S. Um caminhar crítico reflexivo sobre Resolução, Exploração e Proposição de Problemas Matemático no Cotidiano da Sala de Aula. In: ONUCHIC, L. R.; JUNIOR, L. C. L.; PIRONEL, M.(Orgs). Perspectivas para Resolução de Problemas, São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 355-395.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. (versão final). Brasília: MEC, 2018.
ECHEVERRÍA, M. P. P.; POZO, J. I. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, J. I. (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 13 - 42.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, R. D.; HUANCA, R. R H. Práticas de ensino e aprendizagem em matemática: Equações do 2º grau através da resolução de problemas. 1. ed. Porto Alegre: Paco Editorial, 2024.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.
MORGADO, Augusto César de Oliveira; PITOMBEIRA DE CARVALHO, João Bosco; PINTO CARVALHO, Paulo Cezar; FERNANDEZ, Pedro. Análise Combinatória e Probabilidade. 11. ed. Rio de Janeiro: SBM – Sociedade Brasileira de Matemática, 2020.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60 -77, out. 2021. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010.
NCTM - National Council of Teachers of Mathematics. Principles and standards for school mathematics. Reston: NCTM, 2000.
ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema: Boletim De Educação Matemática, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73-98, 2011. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/2912/291223514005.pdf. Acesso: 18 set. 2024.
PIRONEL, M.; ONUCHIC, L. d. l. R. Resolução de Problemas: Oportunidade de avaliação para a aprendizagem. In: ONUCHIC, L. de la R.; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A. M. (Org.). Resolução de problemas: teoria e prática. 2. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2021. p. 59-80.
PIRONEL, M.; VALLILO, S. A. M. O papel da Avaliação na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. In: ONUCHIC, L. R.; LEAL JUNIOR, L. C.; PIRONEL, M. (Org.). Perspectivas para Resolução de Problemas. 1. ed. São Paulo, SP: Livraria da Física, 2017. p. 279-304.
PÓLYA, George. How to solve it: a new aspect of mathematical method. Princeton: Princeton University Press, 1945.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Editora Feevale, 2013.
PROENÇA, M. C. Resolução de Problemas: encaminhamentos para o ensino e a aprendizagem de Matemática em sala de aula. Maringá: Eduem, 2018.
SANTOS, E. V. Contribuições da resolução, exploração e proposição de problemas ao processo de ensino e aprendizagem da combinatória nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. 228 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
SCHROEDER, Thomas L.; LESTER, Frank K. Jr. Developing understanding in mathematics via problem solving. In: SILVER, Edward A. (Ed.). Teaching and learning mathematical problem solving: multiple research perspectives. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1989. p. 31 - 50.
SILVEIRA, A. A.; ANDRADE, S. Ensino-Aprendizagem de Análise Combinatória via Exploração, Resolução e Proposição de Problemas no Ensino Médio. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020017, 2020.https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id259.
VAN DE WALLE, J. A. Matemática no Ensino Fundamental: Formação de Professores e Aplicação em Sala de Aula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
























