Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas: Um Relato Interdisciplinar entre Lei dos Cossenos e Termodinâmica no Ensino Médio
Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Avaliação Formativa, Interdisciplinaridade, Ensino Médio, Ensino de Matemática e Física.Resumo
Este relato de experiência tem como objetivo analisar os impactos da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas (MEAAMaRP) em práticas interdisciplinares no Ensino Médio. A proposta foi aplicada nas disciplinas de Matemática e Física, com estudantes do 1º e 2º ano, a partir do problema gerador “Navegando em alto mar!”, que envolveu os conceitos de Lei dos Cossenos e transformações isotérmicas. Um estudo, de abordagem qualitativa, fundamentou-se na Análise Textual Discursiva e buscou compreender o desenvolvimento conceitual dos estudantes, sua autonomia e os efeitos da prática interdisciplinar mediada pelos docentes. Os resultados indicam que a MEAAMaRP, quando articulada à interdisciplinaridade, favorece a compreensão conceitual, o engajamento e o protagonismo estudantil, bem como a qualificação das práticas avaliativas, fortalecendo a integração entre ensino, aprendizagem e avaliação.
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