Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas: Um Relato Interdisciplinar entre Lei dos Cossenos e Termodinâmica no Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Avaliação Formativa, Interdisciplinaridade, Ensino Médio, Ensino de Matemática e Física.

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo analisar os impactos da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas (MEAAMaRP) em práticas interdisciplinares no Ensino Médio. A proposta foi aplicada nas disciplinas de Matemática e Física, com estudantes do 1º e 2º ano, a partir do problema gerador “Navegando em alto mar!”, que envolveu os conceitos de Lei dos Cossenos e transformações isotérmicas. Um estudo, de abordagem qualitativa, fundamentou-se na Análise Textual Discursiva e buscou compreender o desenvolvimento conceitual dos estudantes, sua autonomia e os efeitos da prática interdisciplinar mediada pelos docentes. Os resultados indicam que a MEAAMaRP, quando articulada à interdisciplinaridade, favorece a compreensão conceitual, o engajamento e o protagonismo estudantil, bem como a qualificação das práticas avaliativas, fortalecendo a integração entre ensino, aprendizagem e avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alireza Mohebi Ashtiani, UTFPR

Professor da UTFPR campus Londrina desde 2013, e docente permanente do PROFMAT, UTFPR campus Cornélio Procópio desde 2017.

Ricardo Gonçalves, Centro Paula Souza

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Cruzeiro do Sul S.P, Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Cruzeiro do Sul (2015), Especialista em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2007), possui graduação em Matemática Licenciatura pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (2005), Licenciatura Plena em Física pela Universidade Metropolitana de Santos (2017) e Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2009). Atualmente é professor indeterminado da Escola Técnica Estadual no Ensino Médio e Técnico, professor do Colégio Super Ensino - Positivo no Ensino Fundamental e Médio, professor do Instituto Tecnológico do Sudoeste Paulista na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral.

Referências

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que através da resolução de problemas? In: ONUCHIC, L. R. et al. (Org.). Resolução de Problemas: teoria e prática. 2. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2021. p. 37-57.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimento: uma perspectiva cognitiva. 1. ed. Rio de Janeiro: Ed. Paralelo, 2003.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Interamericana, 1980.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 3. ed. Campinas: Ed. Autores Associados, 1997.

DEMARCHI, T.; ASHTIANI, A. M. A interdisciplinaridade no contexto educacional: concepções sobre formação docente. In:

WORKSHOP NACIONAL ONLINE DO PROFMAT, 2, 2024. Anais eletrônicos. PROFMAT, Brasília, 2024a. p. 55. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1DHkT0bPhxey1QQxPe1e2ene8_lCV64UW/view. Acesso em: 20 ago. 2025.

DEMARCHI, T.; ASHTIANI, A. M. Interdisciplinaridade e ensino de matemática: reflexões sobre a formação docente. In: ENCONTRO REGIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL – ERMAC/PR, 2024. Anais eletrônicos. UEM, Maringá, 2024b. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1XyeFNhor3UIy8hiweu895VoyY0SOQMnC/view. Acesso em: 20 ago. 2025.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 8. ed. Campinas: Papirus, 1994.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 1999.

GONÇALVES, R. A resolução de problemas como estratégia para integrar os processos de ensinar, aprender e avaliar Matemática: uma experiência no Ensino Médio. 2023. 253 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2023. Disponível em: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/5814. Acesso em: 20 ago. 2025.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2. ed. (Coleção Educação em Ciências). Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

ONUCHIC, L. de L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.

PIRONEL, M; ONUCHIC, L. R. Resolução de problemas: oportunidades de avaliação para a aprendizagem. In: ONUCHIC, L. R. et al. (Org.). Resolução de Problemas: teoria e prática. 2. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2021, v. 2, p. 59-80.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Ed. Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2025-09-12

Como Citar

DEMARCHI, T.; ASHTIANI, A. M. .; GONÇALVES, R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas: Um Relato Interdisciplinar entre Lei dos Cossenos e Termodinâmica no Ensino Médio. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49353. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

III Simpósio de Resolução de Problemas na Educação Matemática