Limites epistemológicos em uma prática de educação financeira escolar
Palavras-chave:
Educação Financeira Escolar, Educação Matemática Crítica, Produção de significados, Limites epistemológicos, Modelo dos Campos SemânticosResumo
Contexto: Este artigo intenta reanalisar alguns dados não totalmente elucidados de uma pesquisa de mestrado realizada no período 2017-2019, na qual se propôs relacionar a disciplina de Matemática Financeira à Educação Financeira Escolar, sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica, no âmbito de um curso de formação inicial de professores de Matemática, de uma instituição federal de ensino. Após seis intervenções propostas (doze horas-aula) durante o segundo semestre de 2018, que contemplaram várias práticas envolvendo o valor do dinheiro relativo ao tempo, mais da metade dos participantes desconsideraram esse princípio básico da Matemática Financeira na resolução de um problema no questionário final, mesmo índice apresentado no instrumento de diagnóstico inicial. Objetivos: na perspectiva do Modelo dos Campos Semânticos, buscar identificar as potencialidades e as limitações epistemológicas das intervenções propostas com relação a produção de significados refletidas nessa questão específica do diagnóstico inicial e no questionário final. Design: pesquisa exploratória explicativa da produção de significados apresentadas pelos licenciandos em Matemática nos questionários inicial e final do curso de formação inicial de professores. Produção e análise dos dados: a investigação foi levada a efeito por meio da análise de produção de significados apresentadas nos questionários inicial e final dos 26 alunos do oitavo período de licenciatura em Matemática do Ifes, realizada no segundo semestre de 2018. Resultados: as perguntas tratadas neste texto são capciosas e tendem a levar o aluno a possíveis “erros”; portanto, qualquer tentativa de ler pela falta o aluno seria tendencioso, arbitrário e não resolveria a questão de levá-lo a produzir significados para nossa enunciação: não se pode somar valores de datas diferentes.
Downloads
Metrics
Referências
BARBER, Benjamin R. Consumido: como o mercado corrompe crianças, infantiliza adultos e engole cidadãos. Rio de Janeiro: Record, 2009.
BARBOSA, Gláucia Sabadini. Educação financeira escolar: planejamento financeiro. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015. Disponível em: <http://www.ufjf.br/mestradoedumat/files/2011/05/Disserta%C3%A7%C3%A3o_GlauciaSabadini_20151.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2018.
BAUMAN, Zigmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BONATTO, Lucca Jeveaux Oliveira. Uma análise dos significados produzidos por alunos de um curso de licenciatura em matemática envolvendo algumas noções e relações da educação financeira escolar. 2021. 115 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Curso de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. Disponível em: < https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/874>. Acesso em 27/jun./2021.
BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens. A matemática das finanças. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens. Matemática financeira: com HP 12C e Excel. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
CHAVES, Rodolfo. Por que anarquizar o ensino de Matemática intervindo em questões socioambientais? 223 f. 2004. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102166. Acesso em: 24 jun. 2024.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 1, jan./abr. 2005, p. 99-120. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27965. Acesso em: 24 jun. 2024.
HOFMANN, R. M.; MORO, M. L. F. Educação matemática e educação financeira: perspectivas para a Enef. Zetetiké, Campinas, v. 20, n. 38, jul./dez., 2012. Disponível em: https://doi.org/10.20396/zet.v20i38.8646609. Acesso em: 24 jun. 2024.
LEFFLER, Ronaldo. EDUCAÇÃO FINANCEIRA: um estudo de caso na formação inicial de professores de matemática. 2019. 224 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática-EDUCIMAT, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019. Disponível em: < https://educimat.ifes.edu.br/index.php/dissertacoes?start=2 >. Acesso em 29 jan. 2019.
LINS, Rômulo Campos. O Modelo dos Campos Semânticos: estabelecimento e notas de teorizações. In: ANGELO, Claudia Laus et al (org.). Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. São Paulo: Midiograf, 2012. p.11-30. Disponível em: https://sigma-t.org/permanente/2012.pdf. Acesso em: 24 jun. 2024.
LINS, Rômulo Campos. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções & perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 75-94. (Seminários DEBATES Unesp). Disponível em: https://sigma-t.org/permanente/1999.pdf. Acesso em: 24 jun. 2024.
LINS, Rômulo Campos; GIMÉNEZ, Joaquin. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. 3. ed. Campinas: Papirus, 1997. (Perspectivas em Educação Matemática).
ORTON, L. Financial Literacy: Lessons from International Experience. Canadian Policy Research Network – CPRN Research Report. September, 2007. Disponível em: https://oaresource.library.carleton.ca/cprn/48647_en.pdf. Acesso em: 24 jun. 2024.
SILVA, Amarildo Melchiades da; POWELL, Arthur Belford. Um programa de educação financeira para a matemática escolar da educação básica. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 11, 2013, Curitiba. Anais eletrônicos. Curitiba: SBEM, 2013. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/files/XIENEM/pdf/2675_2166_ID.pdf. Acesso em: 24 jun. 2024.
SILVA, Amarildo Melchiades da. Impermeabilização no processo de produção de significados para a Álgebra Linear. In: ANGELO, Claudia Laus et al (org.). Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. São Paulo: Midiograf, 2012. p.79-90.
SILVA, Amarildo Melchiades da. Sobre a dinâmica da produção de significados para a matemática. 2003. 147p. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio e Mesquita Filho”, Rio Claro. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/c4ee8772-5ab2-4c8e-83b0-a8f29a5f9083. Acesso em: 24 jun. 2024.
SKOVSMOSE, Ole. Educação matemática crítica: a questão da democracia. 6. ed. Campinas: Papirus, 2011.
SKOVSMOSE, Ole. Towards a philosophy of critical mathematics education. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1994.
TEIXEIRA, James. Um estudo diagnóstico sobre a percepção da relação entre educação financeira e matemática financeira. 2015. 160 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica: PUC-SP, São Paulo, 2015. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/11025/1/James% 20Teixeira.pdf>. Acesso em: 15 set. 2018.