Brincar, movimentar e fazer matemática na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2021.v5.35178

Palavras-chave:

Complexidade, Práticas pedagógicas, Conhecimento matemático, Aprendizagem matemática, Dialogicidade.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de identificar práticas pedagógicas que evidenciam o diálogo entre saberes, ao considerar a tríade Educação Matemática brincadeiras corpo em movimento como um sistema vivo, porquanto, complexo.  Esse objetivo decorre de uma investigação que colocou em pauta a articulação entre os elementos dessa tríade e como estes podem subsidiar práticas pedagógicas sistêmicas, analíticas e multidimensionais. O estudo resulta de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, de natureza interpretativa, realizada com três professoras atuantes na Educação Infantil. O processo de produção de dados ocorreu em rodas de conversa geradas a partir da observação de imagens de brincadeiras que envolvem o corpo em movimento. A organização de dados teve inspiração em Bardin (2016), e as categorias de análise, no aporte teórico da complexidade. A análise revela que, se a dialogocidade entre saberes for constitutiva da prática pedagógica, a potencialidade de brincadeiras envolvendo o corpo em movimento pode se converter em oportunidade de aprendizagem matemática na Educação Infantil. Os resultados permitem afirmar que, na prática pedagógica dialógica, o brincar, o movimentar e o fazer Matemática podem ocorrer como um movimento síncrono e conexo à construção do conhecimento matemático na Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Paulo Robson Duarte Barbosa, Rede Municipal de Curitiba

[1] Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Mestre em Educação: Teoria e Prática de Ensino pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor da Rede Municipal de Curitiba. Paraná, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Monsenhor Manoel Vicente, nº 842, ap. 203 Bairro Água Verde, Curitiba, Paraná, Brasil, CEP: 80620-230. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7885-6106. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2083879579818623. E-mail: paulorob84@hotmail.com.

Ettiène Guérios, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora Titular na Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional). Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa certificados: a) Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, b) Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática e (c) Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação. Líder do grupo TESSITURA: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática.

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Publicado

2021-10-31

Como Citar

DUARTE BARBOSA, P. R.; GUÉRIOS, E. Brincar, movimentar e fazer matemática na Educação Infantil. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.34019/2594-4673.2021.v5.35178. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35178. Acesso em: 13 abr. 2025.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Matemática para a Educação Infantil