Acompanhamento dos egressos do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas

Autores

  • Eliane Scheid Gazire Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Tânia Fernandes Bogutchi Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-7190-8727

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2020.v4.29751

Palavras-chave:

Follow-up of graduates, Masters in education, Educational products.

Resumo

Este artigo traz como tema a sistematização do acompanhamento dos egressos do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas. A primeira pesquisa foi realizada em 2015 para a comemoração dos 10 anos do Programa e em 2016-2017 foi desenvolvido um projeto financiado pelo Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIP) da PUC Minas. Com base nas informações desses dois momentos, foi possível verificar o nível de satisfação dos egressos com o Programa, a melhoria de ganhos financeiros em suas profissões e a utilização dos produtos elaborados nas dissertações em escolas de níveis fundamental, médio e superior. Foram utilizados os dados de todos os egressos formados até dezembro de 2019. Atualmente, encontra-se em progresso investigação de dados parciais com informações sobre doutoramentos e formação de grupos de estudo e pesquisa nos seus locais de trabalho.

Downloads

Metrics

PDF views
270
Aug 07 '20Aug 10 '20Aug 13 '20Aug 16 '20Aug 19 '20Aug 22 '20Aug 25 '20Aug 28 '20Aug 31 '20Sep 01 '203.0
| |

Referências

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de área 2013. Brasília: CAPES/MEC, 2013. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/documentos-de-area>. Acesso em: 30 set. 2017.

CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Mestres e doutores 2015 – Estudos da demografia da base técnico-científica brasileira. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2016.

FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M. (Org.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática: investigando e teorizando a partir da prática. Campinas: GEPPFPM-PRAPEM-FE/UNICAMP. São Paulo: Musa Editora, 2010.

GAZIRE, E. S.; BOGUTCHI, T. F. Perfil dos egressos do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. In: GAZIRE, E. S.; CHAVES, A. C. L.; DEBORTOLI-LIMA, A. L. (Org.). 10 anos do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática: panorama e contribuições. Belo Horizonte: PUC Minas, 2015.

MIRANDA, Dimas F. et al. (Org.). Guimarães Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Matemática: uma prática educativa – Abordagens de conteúdos para o ensino médio e educação profissional técnica. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2019.

PUC MINAS. Egressos. Disponível em: <http://portal.pucminas.br/pos/ensino/index-padrao.php?pagina=5175>. Acesso em: 13 out. 2017.

Downloads

Publicado

2020-08-05

Como Citar

GAZIRE, E. S. .; BOGUTCHI, T. F. Acompanhamento dos egressos do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 4, n. 1, 2020. DOI: 10.34019/2594-4673.2020.v4.29751. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/29751. Acesso em: 22 abr. 2025.

Edição

Seção

Programas Profissionais