Dificuldades de alunos de 6º ano nas etapas do processo de resolução de problemas envolvendo MDC
Palavras-chave:
Educação Matemática, Ensino Fundamental, DivisoresResumo
Este trabalho trata-se de um recorte da dissertação da primeira autora, que aborda o processo de resolução de problemas e o conteúdo de Máximo Divisor Comum (MDC) no 6° ano do Ensino Fundamental, cujo objetivo é analisar as dificuldades desses alunos na resolução de um problema que envolve o MDC. De natureza qualitativa, nosso estudo envolveu a implementação de uma situação de Matemática com 30 alunos de uma escola pública no Paraná. Os resultados mostraram que as dificuldades ocorreram na compreensão da linguagem, dos termos matemáticos, em elaborar um plano de solução adequado e cometeram erros na execução das operações aritméticas de multiplicação e divisão. Apesar disso, conseguiram identificar corretamente a natureza do problema e demonstraram a tendência de apresentar respostas completas, utilizando frases para expressar suas conclusões.
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