Potencialidades da Educação Financeira: um estudo sobre o letramento financeiro do estudante que cursa a licenciatura em Matemática usando sequências de atividades

Autores/as

Palabras clave:

Educação Financeira, Letramento Financeiro, Engenharia Didática, Teoria das Situações Didáticas, Cenários de Investigação

Resumen

Esse artigo apresenta resultados finais de uma tese de doutorado que buscou identificar e analisar as características didáticas nas sequências de atividades desenvolvidas para aprimorar o letramento financeiro de estudantes de licenciatura em Matemática. Para tanto, analisou seu nível de letramento financeiro, à luz da Teoria das Situações Didáticas e dos Cenários para Investigação, antes e depois da implementação das sequências de atividades, voltadas para a promoção da educação financeira, avaliou a eficácia dessas sequências quanto à possível melhoria do referido letramento, explorou as percepções discentes sobre a importância da educação financeira em sua formação acadêmica e futura prática docente, propondo recomendações para a inclusão da mesma nos currículos de cursos de licenciatura em Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida ao longo das quatro fases da Engenharia Didática (estudos preliminares; concepção e análise a priori; experimentação; análise a posteriori e validação). Ao final, concluímos que as sequências didáticas desenvolvidas no ensino de educação financeira foram capazes de promover reflexões necessárias para preparar os estudantes de Licenciatura em Matemática para lidar com a diversidade de escolhas de nossa sociedade, o embate de ideias, os valores atribuídos a razão e a emoção nas decisões de consumo, alicerçados à ética e cuidados com o meio ambiente e saúde. Contribuíram, ainda, para tornar perceptível aos estudantes, futuros professores de Matemática da educação básica, a importância de se construírem situações de ensino, observando as variáveis didáticas e seus valores para os processos de ensino e aprendizagem. Enfim, tais sequências didáticas estimularam os estudantes a refletirem que o contexto da educação financeira vai além de um tema transversal, e não se restringe única e exclusivamente ao ensino da Matemática Financeira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Dejair Frank Barroso, Faculdade Santos Dumont

Possui Doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP (2023). Mestrado em Educação Matemática pela UFJF (2013). Especialização em Ensino de Matemática de 1º e 2º Graus pela UFJF (1999); em Matemática pelo CES/JF (1997) e em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdades Claretianas - Batatais-SP (1996). É graduado em Ciências - Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1994). Atualmente é professor da Faculdade Santos Dumont. Professor da E. E. Engenheiro Henrique Dumont, da Escola Municipal Anita Soares Dulci. É pesquisador do Grupo Pesquisa de Ponta da UFJF. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente com o tema Educação (Matemática) Financeira.

Marco Aurélio Kistemann Jr, Universidade Federal de Juiz de Fora

Marco Aurélio Kistemann Jr. é Pesquisador de campo e Líder do Grupo Pesquisa de Ponta (UFJF) e Pesquisador Colaborador do Grupo PEA-MAT-PUC-SP-Processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999), Bacharel em Ciências Humanas na UFJF (2023). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Doutorado na Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro-2011) em Educação Matemática com tema referente à Educação Financeira, Produção de Significados e Educação Matemática Crítica. É também professor-associado e pesquisador do Departamento de Matemática e do Mestrado Profissional em Gestão Escolar e Avaliação do CAED/UFJF. Membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello-Pareceria Acnur-ONU-UFJF com ações de Educação Financeira para Refugiados. Coordenador de diversos Projetos de Extensão Universitária com temática de Educação Financeira, Inclusão e Justiça Social e Economia Solidária na UFJF e membro do Conselho Editorial da Editora UFJF. Coordenador do PIBID-MATEMÁTICA (UFJF) (2024-2026). Atualmente é bacharelando em Ciências Sociais (UFJF) e aluno especial do Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais (UFJF). Orcid:https://orcid.org/0000-0002-8970-3954.Lattes:http://lattes.cnpq.br/0321706175094911.E-mail:marco.kistemann@.ufjf.br kistemann1972@gmail.com 

Cassio Cristiano Giordano, Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos

Pós-Doutor em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). É formado em Psicologia pela Universidade Metodista - SP (1993). Possui Licenciatura em Ciências e Matemática pela Universidade Ibirapuera - SP (2000). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos - SP (2021). Possui Especialização em Matemática no Ensino Médio, pela Pontifícia Universidade Católica - SP(2006), Especialização em Docência e Pesquisa no Ensino Superior, pela Universidade Metropolitana de Santos - SP (2009), Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, pela Universidade Federal Fluminense - RJ (2010), Especialização em Ensino da Matemática, pela Universidade Estadual de Campinas - SP (2013), Mestrado Acadêmico em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica - SP (2016) e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica - SP (2020). Atua como Professor de Educação Básica II - Secretaria de Estado da Educação do Governo do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) desde 1993. Lecionou nas Faculdades Integradas de Guarulhos - SP, nos cursos de pós-graduação em Educação Matemática e em Psicopedagogia. Lecionou no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) como professor colaborador. Membro da Comissão Científica do GT12 - Educação Estatística. Membro da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Membro da Associação Brasileira de Estatística (ABE). Membro da Red Latinoamericana de Investigación en Educación Estadística (RELIEE). Pesquisador Assistente do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT). Membro do Grupo GEDIM/STATISTIC, ligado ao Grupo Estudo da Didática da Matemática (GEDIM), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Grupo Internacional Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Estatística - GIIPEE, ligado à Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística - EduEst. Membro do International Statistical Institute (ISI). Membro do International Association for Statistical Education (IASE). Diretor de Conteúdo e Divulgação da Akademy Editora.

Citas

ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.

ARTIGUE, Michéle. Ingeniería Didáctica. In: ARTIGUE, M.; DOUADY, R.; MORENO, L. Ingeniería Didáctica em Educacíón Matemática: um esquema para la investigación y innovación em la ensenãza y el aprendizaje de las Matemáticas. Grupo editorial iberoamerica, Bogotá, 1995.

ASSIS. Marco Rodrigo da Silva. Estudo sobre crença de futuros professores em Matemática em relação à Educação Financeira. 2019. 151 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. 16. ed. Maria Alice Nogueira, Afrânio Catani (Orgs.). Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

BROUSSEAU, Guy. La théorie des situations didactiques Le cors de Montréal, 1996. Disponível em: . Acesso em 07 set. 2018.

CAMPOS, Celso Ribeiro. Aprofundando o Estudo sobre a Vertente Comportamental da Educação Financeira. In: CAMPOS, Celso Ribeiro; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva (Orgs.). Educação Financeira no Contexto da Educação Matemática: pesquisas e reflexões. Taubaté, SP: Editora Akademy, 2020. Cap. 2, p. 51-76.

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; CAMPOS, Celso Ribeiro. Perspectivas em Didática e Educação Estatística e Financeira: Reflexões sobre Convergências entre Letramento Matemático, Matemacia, Letramento Estatístico e Letramento Financeiro. In: OLIVEIRA, Gerson Pastre (Org.). Educação Matemática: epistemologia, didática e tecnologia. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018. Cap. 3, p. 143-180.

KISTEMANN JR., Marco Aurélio. Economização, Capital Humano e Literacia Financeira na Ótica Instrumental da OCDE e da ENEF. In: CAMPOS, Celso Ribeiro; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva (Orgs.). Educação Financeira no Contexto da Educação Matemática: pesquisas e reflexões. Taubaté, SP: Editora Akademy, 2020. Cap. 1, p. 15-50.

OCDE (2020), PISA 2018 Results, (Volume IV): Are Students Smart about Money? PISA, París: OCDE Publishing. Disponível em: < https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/48ebd1ba-en.pdf?expires=1622467695&id=id&accname=guest&checksum=E13BEEB0E44CAA954672D367C8E943E5>. Acesso em: 05 de fev. 2021.

SENA. Franco Deyvis Lima de. Educação Financeira e Estatística: Estudo de Estruturas de Letramento e Pensamento. 2017. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes consumistas: do consumismo à compulsão por compras. São Paulo: Globo, 2014.

SKOVSMOSE, Ole. Um convite à Educação Matemática Crítica. Tradução: Orlando de Almeida Figueiredo. Campinas, SP: Papirus, 2014.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Crítica: incerteza, matemática, responsabilidade. Tradução: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. São Paulo: Cortez, 2007.

TEIXEIRA, James. Um estudo diagnóstico sobre a percepção da relação entre Educação Financeira e Matemática Financeira. 2015. 160 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

Publicado

2025-01-17

Cómo citar

BARROSO, D. F. .; KISTEMANN JR, M. A. .; GIORDANO, C. C. Potencialidades da Educação Financeira: um estudo sobre o letramento financeiro do estudante que cursa a licenciatura em Matemática usando sequências de atividades. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 8, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/46887. Acesso em: 21 ene. 2025.

Número

Sección

Didática da Matemática Francesa