Uma análise sobre a formulação de problemas envolvendo volume e/ou capacidade à luz da Teoria dos Campos Conceituais

Autores/as

Palabras clave:

Formulação de problemas, Resolução de problemas, Volume, Capacidade, Teoria dos campos conceituais

Resumen

Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC). No presente trabalho, tomamos por objetivo analisar a formulação e resolução de problemas (FRP) a partir de uma resposta, envolvendo os conceitos de volume e/ou capacidade, por alunos egressos do Ensino Médio. Fundamentamos a pesquisa na Teoria dos Campos Conceituais (TCC), pondo em relevo os tipos de situações que dão sentido aos conceitos de volume e capacidade (medição, comparação e produção). A pesquisa teve como lócus uma Escola de Aprendizes-Marinheiros (EAM), localizada na região metropolitana de Recife-Pernambuco. Contamos com a participação de 53 alunos, sendo estes de três turmas. Cada aluno foi solicitado a formular e resolver um problema a partir da resposta: O reservatório tem capacidade de 6.000 litros. Os critérios de análise foram norteados pela identificação dos tipos de situações, regras de ação e invariantes operatórios dos problemas formulados e resolvidos pelos alunos. Sobre a atividade de FRP realizada pelos alunos, identificamos 8 (oito) tipos distintos. Uma delas, apresentada por 16 de 30 alunos, teve como característica marcante, problemas formulados em torno da atribuição das dimensões do objeto, uso da fórmula para o cálculo do volume e a transformação de unidades de medidas de volume para capacidade, ou seja, convergiram para situações de medição. Esse aspecto nos fez refletir se a resposta de “6.000 litros” foi tendenciosa para os alunos, direcionando-os a reproduzir apenas problemas que já estavam habituados a resolver a respeito da relação entre as unidades de volume e capacidade. Os resultados evidenciaram também a dificuldade de alguns alunos em formular um problema, apresentando dados que possibilitem utilizar a resposta proposta, visto que alguns alunos utilizaram a resposta “o reservatório tem 6.000 litros” como um dado do problema.

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Publicado

2024-12-13

Cómo citar

GAMA, M. S. dos S.; ESPÍNDOLA, E. B. de M. . Uma análise sobre a formulação de problemas envolvendo volume e/ou capacidade à luz da Teoria dos Campos Conceituais. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45683. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Didática da Matemática Francesa