Apreensão do número racional: implicações de uma experiência de conversão

Autores/as

Palabras clave:

Racional, Materiais Manipuláveis, Representação, Conversão

Resumen

Este artigo apresenta parte da pesquisa intitulada “Diferentes caminhos, diferentes apreensões: uma análise da conversão entre os registros numérico fracionário e numérico percentual do número racional”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco. A pesquisa buscou responder ao seguinte problema: diferentes caminhos adotados na resolução das conversões entre os registros numéricos fracionários e numéricos percentuais do número racional implicam diferentes apreensões relacionadas ao objeto representado? O objetivo deste artigo é analisar as possíveis aprendizagens realizadas por alunos do 6º ano resultantes de sua experiência com um desses caminhos, a saber, a conversão via material manipulável. Concluímos que tais materiais, quando associados a representações figurativas, podem servir de base para representações intermediárias nessas conversões, destacando propriedades do objeto representado e favorecendo a apreensão do número racional, sobretudo, em sua representação numérica fracionária.

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Publicado

2024-12-13

Cómo citar

MELO, W. J. de A.; TELES, R. A. de M. Apreensão do número racional: implicações de uma experiência de conversão. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45638. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Didática da Matemática Francesa