Processos do raciocínio matemático evidenciados por estudantes do Ensino Médio na resolução de problemas de Geometria Plana

Autores/as

Palabras clave:

Raciocínio matemático, Pensamento algébrico, Pensamento geométrico, Educação matemática, Geometria plana.

Resumen

Neste artigo, analisamos processos do raciocínio matemático nas respostas dadas por estudantes do Ensino Médio em questões de geometria plana. A análise é de cunho qualitativo, com a qual buscamos extrair o máximo de informações possíveis das respostas dos participantes. O objetivo foi o de observar se, como e quais os processos do raciocínio matemático são evidenciados nas justificativas apresentadas. As questões foram aplicadas para ingressantes do Ensino Médio no início do ano letivo de 2023. As análises revelam bons conhecimentos dos participantes sobre processos de argumentação e validação, que revelaram conhecimentos e dificuldades destes sobre conceitos de álgebra elementar e geometria plana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

William Vieira, Instituto Federal de São Paulo - IFSP Guarulhos

 

 

 

 

 

 

Roberto Seidi Imafuku, Instituto Federal de São Paulo - IFSP Guarulhos

Doutor em Educação Matemática – UNIAN-SP. Docente e pesquisador do Centro de Pesquisa e Inovação em Educação Matemática e Formação de Professores – CEPIN do Instituto Federal de São Paulo – IFSP campus Guarulhos

Citas

BARBOSA, Ana.; VALE, Isabel.; PALHARES, Pedro. Pattern Tasks: Thinking processes used by 6th grade students. Revista Latinoamerica de Investigación em Matemática Educativa, v. 15, n. 3, p. 273-293, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/335/33524579002.pdf

BECKER, Joanne Rossi; RIVIERA, Ferdinand. Generalization strategies of beginning high school algebra students. Researchgate. 2005. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/251420737_Generalization_strategies_of_beginning_high_school_algebra_students.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

COSTA, André Pereira da; Pensamento geométrico: em busca de uma caracterização à luz de Fischbein, Duval e Pais. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 9, n. 18, p. 152–179, 2020. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6187. Acesso em: 23 jan. 2024.

ELLIS, Amy B., ÖZGÜR, Zekiye. Trends, insights, and developments in research on the teaching and learning of algebra. ZDM Mathematics Education, v. 56, p. 199-201, fev. 2024. Disponivel em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11858-023-01545-9

FRANTZ, Débora de S. F. da S.; BISOGNIN, Vanilde. Ensino da Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental: um problema sistêmico. Revista Educar Mais, v. 6, p. 28-45, 2022. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2648.

JEANNOTTE, Doris; KIERAN, Carolyn. A conceptual model of mathematical reasoning for school mathematics. Educational Studies in Mathematics, v. 96, n. 3, p. 1-16, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/316789539_A_conceptual_model_of_mathematical_reasoning_for_school_mathematics

MATA-PEREIRA, Joana; PONTE, João Pedro da. Raciocínio matemático em contexto algébrico: uma análise com alunos do 9º ano. In: ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMATICA. 2011. Anais eletrônicos... 2011. Disponível em: https://cmup.fc.up.pt/cmup/eiem/grupos/documents/20.Pereira%20e%20Ponte.pdf

NCTM, National Council of Teachers of Mathematics. Princípios para a ação: Assegurar a todos o sucesso em Matemática. Associação de Professores de Matemática, Lisboa. 2017.

PONTE, João Pedro da. Números e álgebra no currículo escolar, Researchgate, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/237365684_Numeros_e_algebra_no_curriculo_escolar

PONTE, João Pedro da; SERRAZINA, Lurdes; GUIMARÃES, Henrique; BREDA, Ana; GUIMARÃES, Fátima; SOUZA, Hélia; MENEZES, Luís; MARTINS, Maria Graça e OLIVEIRA, Paulo. Programa de Matemática do Ensino Básico. Lisboa: ME, DGIDC, 2007.

PONTE, João Pedro da. Projeto REASON: Raciocínio matemático e formação de professores. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2022.

STYLIANIDES, Andreas J.; STYLIANIDES, Gabriel J. Proof constructions and evaluations. Educational Studies in Mathematics, v. 72, n. 2, p. 237-253, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/227008878_Proof_constructions_and_evaluations

VIEIRA, William; IMAFUKU, Roberto Seidi; PEREIRA, Emanuel Fabiano Menezes. Uma análise da resolução de questões sobre o Teorema de Pitágoras. ForScience: revista científica do IFMG, Formiga, v. 7, n. 2, 2019. Disponível em: https://forscience.ifmg.edu.br/index.php/forscience/article/view/552

VIEIRA, William; RODRIGUES, Margarida; SERRAZINA, Lurdes. O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação. Quadrante, v. 29, n. 1, p. 8–35, 2020. Disponível em: https://quadrante.apm.pt/article/view/23012

YENILMEZ, Kürşat; GÜRLER, Ayşe Karakoca. Sixth graders' levels of using mathematical thinking in problem-solving. Osmangazi Journal of Educational Research, v. 8, n. 1, p. 111-128, 2021. Disponível em: https://dergipark.org.tr/tr/download/article-file/1734008

Publicado

2024-07-03

Cómo citar

SILVA, T. E. S. G. e; VIEIRA, W.; IMAFUKU, R. S. Processos do raciocínio matemático evidenciados por estudantes do Ensino Médio na resolução de problemas de Geometria Plana. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/44318. Acesso em: 17 jul. 2024.