Um estudo dos pareceres dos especialistas no processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular de Matemática: primeiras aproximações
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.41166Palavras-chave:
Concepções de matemática escolar, autoria docente, propostas curriculares brasileiras, base nacional comum curricular, sociologia das ausências e das emergênciasResumo
O texto apresenta parte de um projeto de pesquisa cujo objetivo é analisar as propostas curriculares no Brasil desde 1929 até 2019, com o intuito de identificar as concepções de matemática escolar e de ensino presentes em cada uma delas. A pesquisa busca discutir os contextos de produção/formulação de cada proposta curricular em termos da autoria docente em sua elaboração. Estudos anteriores indicam que, em geral, as propostas curriculares brasileiras são prescritivas e não levam em conta a prática docente em andamento, ressaltando a importância de políticas curriculares que promovam a autoria docente em detrimento da predominância dos especialistas. O texto apresenta uma análise do processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), colocando em foco os pareceres dos leitores críticos de matemática produzidos entre a primeira e a segunda versão do documento em 2016, utilizando como base as ideias da Sociologia das Ausências e das Emergências, tal como proposta por Santos (2002). Os resultados preliminares apontam para a necessidade de identificar políticas curriculares que valorizem a autoria docente.
Downloads
Metrics
Referências
AUGUSTO, Alcilea. Parecer sobre o documento de Matemática. [s.l.]. 2016. Disponível
em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Alcilea_Augusto_MATEM
ATICA.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.
CARVALHO, Paulo Cezar Pinto. Parecer sobre o documento da Matemática na Base
Curricular Nacional Comum. FGV-RJ. 2016. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Paulo_Cezar_Pinto_Carval
ho.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.
COSTA, H. H. C. C.; LOPES, A. R. C. O conhecimento como resposta curricular. RBE -
Revista Brasileira de Educação, v. 27, p. 1-23, 2021.
https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270024.
D’AMBROSIO, U. Por que se ensina matemática? (Disciplina à distância oferecida pela
SBEM). SBEM: São Paulo, 2003. Disponível em:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5793818/mod_resource/content/1/Ubiratan%20DAm
brosio%20-%20Por%20que%20se%20ensina%20matem%C3%A1tica.pdf. Acesso em: 09.
mai. 2023.
______. Matemática, ensino e educação: uma proposta global. Temas & Debates, v. 1, n. 3,
p. 1-15, 1991. http://www.sbemrevista.com.br/revista/index.php/td/article/view/2602/1803.
______. Uma história concisa da Matemática no Brasil. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
DRUCK, Iole de Freitas. Leitura crítica do documento de matemática na BNCC.
IME-USP. 2016. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Iole_de_Freitas_Druck.pdf
. Acesso em: 20 jul. 2020.
GRAVINA, Maria Alice. Leitura crítica do documento de matemática na BNCC. UFRGS.
Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Maria_Alice_Gravina_MA
TEMATICA.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.
MORAIS, R. S.; VALENTE, W. R. Os experts e o saber profissional do professor que ensina
matemática. Ciência & Educação, v. 26, e20029, p. 1-13. 2020.
https://doi.org/10.1590/1516-731320200029.
MUNIZ, Cristiano Alberto. A Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais da
BNC. UnB. 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Cristiano_Alberto_Muniz.
pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.
NACARATO, Adair Mendes. Parecer - Base Nacional Curricular Comum (BNCC): Área
de Matemática. USF. 2016. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Adair_Mendes_Nacarato.p
df. Acesso em: 20 jul. 2020.
PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Parecer sobre documento da Base Nacional Comun
Curricular Matemática - Ensino Fundamental. UFSCar. 2016. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Carmen_Lucia_Brancaglio
n_Passos.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.
SANTOS, B. de S. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências
Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 63, p. 237-280, 2002.
https://doi.org/10.4000/rccs.1285.
______. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo
Editorial, 2007.
SOBRINHO, R. P.; ROMEIRO, A. R. Breve introdução a multimetodologia aplicada à
governança e apoio à decisão em sistemas socioecológicos complexos. Labor e Engenho, v.
, n. 3, p. 91-96, 2014. https://doi.org/10.20396/lobore.v8i3.209.
VALENTE, W. R. Os experts e os currículos de Matemática. REAMEC - Rede Amazônica
de Educação em Ciências e Matemática, v. 9, n. 3, e21090, p. 1-12, 2021.
https://doi.org/10.26571/reamec.v9i3.13033.
______; ALMEIDA, A. F.; SILVA, M. C. Saberes em (trans)formação e o papel dos experts:
currículos, ensino de matemática e formação de professores, 1920-2020. Acta Scientiae -
Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 22, n. 5, p. 65-83, 2020.
https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.6004.
VALLE, J. C. A. A autoria docente nos processos de elaboração curricular de Matemática:
perspectivas para a pesquisa. Educação Matemática em Revista-RS, v. 1, n. 22, p. 89-96,
a. https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.89-96.
______. Apontamentos sobre as ausências da Base Nacional Comum Curricular de
Matemática. Revemop, v. 3, p. e202122, 2021b. https://doi.org/10.33532/revemop.e202122.
______. Os currículos e suas políticas sob as perspectivas socioculturais da Educação
Matemática: das prescrições aos currículos pensadospraticados. In: XIV Colóquio
Internacional “Educação e Contrmporaneidade”. Anais Educon 2020, São Cristóvão/SE,
v. 14, n. 14, p. 1-20, set. 2020. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/0fbd4e32-089e-487f-b3d9-589768427d75/3014226.p
df. Acesso em: 09 mai. 2023.
______. Matemática escolar e autoria docente na produção curricular brasileira (1929-2019).
REnCiMa - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 13, n. 6, p. 1-18, 2022.
https://doi.org/10.26843/rencima.v13n6a29.
ENAPHEM. 5 Enaphem - Mesa I - A história da Educação Matemática e o panorama
curricular do presente. YouTube, 14 nov. 2020. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=jGCHqtbPj9U. Acesso em: 20 jun. 2021.