A compreensão de números e operações numéricas no sistema de numeração decimal como referência para a prática pedagógic
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2021.v5.34540Palabras clave:
Currículo Escolar; Ensino-Aprendizagem, Sistema de Numeração DecimalResumen
Alunos do 6º ano da Educação Básica têm demonstrado desempenhos insatisfatórios quanto à aprendizagem e à consolidação de conceitos e operações matemáticas relacionadas ao Sistema de Numeração Decimal (SND), que nos levaram a realizar uma pesquisa com o objetivo de analisar dificuldades apresentadas por alunos de 6º ano no desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao domínio de propriedades do SND, às ideias subentendidas nas operações de adição, multiplicação, subtração e divisão e aos seus respectivos algoritmos. As ações metodológicas caracterizam uma pesquisa de métodos mistos concomitantes. Os resultados mostraram que dificuldades relacionadas ao Sistema de Numeração Decimal demonstradas por esses alunos são maiores para a utilização de algoritmos quando comparadas com aquelas para identificar a operação matemática a que se referem. Concluímos que dificuldades demonstradas com algoritmos, em sua maioria, expressaram a não consolidação, por esses alunos de 6º ano, da aprendizagem sobre os conceitos de agrupamento e posicionalidade que compõem o Sistema de Numeração Decimal. Entendemos que estes resultados e conclusão possibilitam referenciar para a formação docente do professor de Matemática perspectivas para o ensino-aprendizagem de conceitos e operações relacionadas ao Sistema de Numeração Decimal e suas propriedades, dada importância de se consolidar esses conceitos curriculares tanto para a continuidade nos estudos, como para uma plena convivência social.
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