Origem, dilemas e caminhos para a formação continuada de professores em nível stricto sensu profissional e uma nova fronteira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2020.v4.31153

Palavras-chave:

Pós-graduação profissional, Possibilidade, Internvenção, Identidade, Nova fronteira

Resumo

Neste artigo, objetiva-se sintetizar discussões que ocorreram durante uma palestra proferida no III Encontro de Mestrados e Doutorados Profissionais em Educação e Ensino de Minas Gerais, em 2019, na Universidade Federal de Juiz de Fora, em relação a origens, dilemas e caminhos para a formação continuada de professores em cursos profissionais de pós-graduação. O texto apresenta os primeiros passos dados para os estudos de pós-graduação no Brasil, no século passado. Optou-se pela análise documental em levantamento inicial da origem da pós-graduação institucionalizada no Brasil, de modo a trazer luz à contemporaneidade. Propõe-se ainda pensar a pesquisa e o produto educacional sobre a prática pedagógica, sob perspectiva da construção de identidade de projetos, para a incessante consolidação desses cursos de pós-graduação stricto sensu profissional neste país. Por fim, o manuscrito ancora-se na experiência vivenciada e em bases teóricas para chegar à concepção que atualmente estamos a estabelecer: o Doutorado Profissional como a mais nova fronteira de pós-graduação.

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Publicado

2020-08-05

Como Citar

PEREIRA ALVES, J. A. Origem, dilemas e caminhos para a formação continuada de professores em nível stricto sensu profissional e uma nova fronteira. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 4, n. 1, 2020. DOI: 10.34019/2594-4673.2020.v4.31153. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/31153. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Programas Profissionais