Pensando a Robótica na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2018.v2.27369Palabras clave:
Robótica Educacional, Pensamento Computacional, Construcionismo, Arduino, Educação MatemáticaResumen
Neste artigo apresentamos resultados parciais de uma pesquisa que tem como questão central analisar o modo como alunos do Ensino Médio de uma escola pública desenvolvem pequenos projetos de Robótica. O objetivo é construir uma proposta metodológica a fim de inseri-la no contexto didático do Ensino Médio, norteado pelo construcionismo e preconizando Cenários Investigativos, visando o “aprender a aprender”, em um ambiente menos assimétrico e de parceria entre professor e alunos. A investigação, de cunho qualitativo, através da observação participante, apontou seu olhar para uma dupla de estudantes que, colaborativamente, optou pela construção de um detector de fumaça microcontrolado por uma placa programável Arduino. Nossos resultados apontam positivamente para um aprendizado ativo e potencialmente interdisciplinar, mais autônomo, em que as habilidades desenvolvidas vão além dos conhecimentos específicos da Robótica, visto que os alunos se ocupavam em planejar, avaliar e tomar decisões baseadas em intenso processo de negociação.
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