Mapeamento da produção científica em educação matemática que trata de materiais curriculares educativos

Autores

  • Reinaldo Feio Lima UNIFESSPA/IEA

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2019.v3.29929

Palavras-chave:

Materiais curriculares educativos, Mapeamento, BDTD

Resumo

O presente artigo é um breve recorte da tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal da Bahia – UFBA, intitulada “Mensagem pedagógica em textos de Materiais Curriculares Educativos”. Este estudo tem por objetivo mostrar um mapeamento da produção científica em Educação Matemática, a partir de teses e dissertações que contemplam pesquisas relacionadas a Materiais Curriculares Educativos, apresentadas no período 2013–2018 em programas de pós-graduação existentes no Brasil. O mapeamento foi realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, considerando as palavras-chave “materiais curriculares” e “materiais curriculares educativos”. Nesta, foram identificadas 06 teses e 06 dissertações. O artigo traz contribuições significativas para compreender os avanços desse campo emergente de pesquisa, destacando a diversidade teórica e metodológica de investigação, os focos temáticos, bem como as lacunas ainda a serem investigadas. Ademais, aponta a necessidade de futuras pesquisas que apresentem novas descobertas e possibilidades para a formação de professores que ensinam Matemática.

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Referências

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APÊNDICE – Relações das teses e dissertações do corpus de análise deste estudo.
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Publicado

2020-04-26

Como Citar

LIMA, R. F. Mapeamento da produção científica em educação matemática que trata de materiais curriculares educativos. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.34019/2594-4673.2019.v3.29929. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/29929. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos