Sobre o lugar da História na formação de Professores de Matemática: um ensaio

Autores/as

  • Antonio Vicente Marafioti Garnica UNESP

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2017.v1.26212

Palabras clave:

Formação de professores de Matemática, Educação matemática, História da Educação Matemática, Ideologia

Resumen

O artigo discute o lugar da História da Educação Matemática em cursos de formação de professores de Matemática, propondo parâmetros para a criação de uma disciplina específica, defendendo a possibilidade de outra formas – transversais – de ação e atentando para as ideologias que têm caracterizado os cursos superiores de formação docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

CURY, H.N., VIANNA, C.R. (Orgs.). Formação do professor de matemática: reflexões e propostas. Santa Cruz do Sul: IPR, 2012.
CURY, H. N.. Formação de professores de matemática: uma visão multifacetada. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.
FERREIRA, A.C., BRITO, A. de J., MIORIM, M.A. (Orgs.). Histórias de Professores que ensinaram Matemática no Brasil. Campinas: Ilion, 2012.
GARNICA, A.V.M, SOUZA, L.A. de. Elementos de História da Educação Matemática. São Paulo: UNESP/Cultura. Acadêmica, 2012.
GARNICA, A.V.M.. (Org.). Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil: sob o signo da pluralidade. São Paulo: Livraria da Física, 2016.
GARNICA, A.V.M. Uma agenda para a História da Educação Matemática no Brasil? Revista de História da Educação Matemática. SBHMat. Ano 01, número 01, p. 104-127, 2015.
GOMES, M.L.M. O ENAPHEM e a História da Educação Matemática no Brasil: comemorar, pertencer, problematizar. In GARNICA, A.V.M.. (Org.). Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil: sob o signo da pluralidade. São Paulo: Livraria da Física, p. 93-103, 2016.
MIORIM, M.A. Introdução à História da Educação Matemática. São Paulo: Atual, 1998.
MIORIM, M.A. e MIGUEL, A. Os logaritmos na cultura escolar brasileira. Campinas: Faculdade de Educação da UNICAMP/SBHMat, 2001.
MIGUEL, A. O que dizem os estudos já elaborados sobre a emergência da História da Educação Matemática no Brasil? In VALENTE, W. R. (Org.). História da Educação Matemática no Brasil: problemáticas de pesquisa, fontes, referências teóricometodológicas e histórias elaboradas. São Paulo: Livraria da Física, p. 28-43, 2014.
RIOS, D.F. Contribuições dos Lugares de Memória para a Formação de Professores de Matemática. Acta Scientiae. ULBRA: Canoas (RS). Edição especial, p. 05-23, 2015.
SILVA, H. da. A História oral como abordagem em espaços formativos formais para professores de Matemática. Revista de História da Educação Matemática. SBHMat. Ano 02, número 03, p. 168-184, 2016.
SOUZA, A.C.C. de., PERES, G., BICUDO, I., BICUDO, M.A.V., SILVA, M.G.P. da, BALDINO, R.R., CABRAL, T.B. Diretrizes para a Licenciatura em Matemática. BOLEMA, Rio Claro – SP, v. 6, n. 7, p. 90-99, 1991.
SOUZA, L.A. Trilhas na construção de versões históricas sobre um Grupo Escolar. Tese de Doutoramento em Educação Matemática. UNESP-Rio Claro, 2011.
THOMPSON, J.B. Ideologia e Cultura Moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
VALENTE, W.R. Uma história da matemática escolar no Brasil, 1730-1930. São Paulo: AnnaBlume, 1999.
VALENTE, W. R. (Org.). História da Educação Matemática no Brasil: problemáticas de pesquisa, fontes, referências teóricometodológicas e histórias elaboradas. São Paulo: Livraria da Física, 2014.
VIANNA, C.R. Vidas e Circunstâncias na Educação Matemática. Tese de Doutoramento em Educação. FE/USP, 2000.

Publicado

2017-09-29

Cómo citar

GARNICA, A. V. M. . Sobre o lugar da História na formação de Professores de Matemática: um ensaio. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 1, n. 1, 2017. DOI: 10.34019/2594-4673.2017.v1.26212. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/26212. Acesso em: 23 nov. 2024.