Noções de contagem através da Metodologia de Resolução de Problemas: uma experiência pedagógica com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental

A Teaching Experience with 8th Grade

Autores

  • Benildo Virginio de Souza Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - PPGCEM https://orcid.org/0009-0002-3812-7923
  • Roger Ruben Huaman Huanca Universidade Estadual do Norte Fluminense, UENF, Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Resolução de Problemas, Ensino Fundamental, Contagem, Raciocínio

Resumo

O Princípio Fundamental da Contagem (PFC) é um conceito essencial da Matemática Discreta, amplamente aplicado no cotidiano, seja na organização de combinações em cardápios, na disposição de vestimentas ou em probabilidades estatísticas. No entanto, muitos alunos encontram dificuldades na compreensão desse princípio, o que pode impactar seu desempenho em disciplinas mais avançadas. Dessa forma, o presente relato de experiência tem como objetivo discutir as potencialidades iniciais da construção do conceito de PFC através da Metodologia de Resolução de Problemas, superando a mera aplicação mecânica e acrítica de algoritmos. Para alcançar esse objetivo, foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa, de natureza participante, desenvolvida com uma turma de 32 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada no município de Brejo da Madre de Deus - PE. A análise dos dados envolveu as resoluções obtidas a partir da aplicação de um problema gerador, que tratava da criação de crachás com algumas restrições quanto a números e letras. Os resultados indicaram uma diversidade de estratégias, desde a enumeração sistemática até a generalização intuitiva do PFC, bem como dificuldades na comunicação do raciocínio e na organização lógica. Constatou-se que a abordagem favoreceu a construção conceitual com significado, superando a aplicação mecânica de fórmulas. Assim, a Resolução de Problemas mostrou-se um caminho eficaz para desenvolver a autonomia intelectual e o raciocínio combinatório, embora exija uma mediação docente atenta aos erros como oportunidades de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Benildo Virginio de Souza, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - PPGCEM

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA (2012), especialista em Ensino de Matemática e as Novas Tecnologias pela Faculdade do Belo Jardim FBJ (2015) e mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) da Universidade Federal de Campina Grande UFCG (2023). Atualmente, é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Participa regularmente de eventos acadêmicos voltados ao ensino de Matemática, com interesse na abordagem metodológica da Resolução de Problemas enquanto metodologia de ensino. Atua como professor de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em instituições públicas do estado de Pernambuco.

Roger Ruben Huaman Huanca, Universidade Estadual do Norte Fluminense, UENF, Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Atualmente, é professor associado do Laboratório de Ciências Matemáticas (LCMAT) do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM-UEPB). Possui graduação em Análise de Sistemas e bacharelado em Matemática, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista e concluiu o doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, Rio Claro, SP) em 2014. É líder do Grupo de Pesquisa em Resolução de Problemas e Educação Matemática (GPRPEM) e pesquisador associado do Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas (GTERP/UNESP). Foi diretor do Centro de Ciências Humanas e Exatas da UEPB, membro do Conselho Universitário da UEPB (CONSUNI, 2021-2023) e coordenador do Programa Residência Pedagógica da Licenciatura em Matemática (CCHE/UEPB). Publicou vários artigos em periódicos científicos e trabalhos em anais de eventos. Possui capítulos de livros e livros publicados no Brasil. Apresentou trabalhos em eventos nacionais e internacionais. Orientou 24 trabalhos de conclusão de curso de graduação, 7 trabalhos de iniciação científica e 12 dissertações de mestrado nas áreas de Matemática e Educação Matemática. Atualmente, orienta alunos de doutorado, mestrado, graduação (TCC) e iniciação científica. Tem experiência em Educação Matemática e Matemática Aplicada, desenvolvendo pesquisas nas seguintes áreas: Resolução de Problemas, Modelagem e Modelização Matemática, Tecnologias Digitais, Ensino-Aprendizagem de Matemática, e Formação de Professores de Matemática.

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

SOUZA, B. V. de; HUANCA, R. . R. H. . Noções de contagem através da Metodologia de Resolução de Problemas: uma experiência pedagógica com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental: A Teaching Experience with 8th Grade . Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49398. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

III Simpósio de Resolução de Problemas na Educação Matemática