O conceito de variável e a simplificação de expressões algébricas no oitavo ano do Ensino Fundamental: uma análise à luz da Teoria dos Campos Conceituais

Autores

  • Daiane Ribeiro Siqueira de Jesus Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Gabriela dos Santos Barbosa UERJ

Palavras-chave:

: Ensino Fundamental; Pensamento algébrico; Teoria dos Campos Conceituais.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as estratégias e os argumentos utilizados por estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental no processo de construção do conceito de variável e na simplificação de expressões algébricas. Este trabalho constitui um recorte de uma pesquisa mais ampla, cujo foco foi a construção do pensamento algébrico. A metodologia adotada foi uma pesquisa qualitativa em educação, com características de estudo de caso, fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais. Os resultados indicam que a contextualização, por meio de um simulador de expressões algébricas, favorece a diversificação da linguagem e a construção dos significados dos símbolos pelos discentes. Além disso, constatou-se que as experiências prévias dos estudantes com conceitos da álgebra os levaram a associar a álgebra à resolução de equações, sem distinguir claramente entre os conceitos de incógnita e variável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BILHALVA, A. S. Investigando o Pensamento Algébrico à luz da Teoria dos Campos Conceituais. Orientadora: Daniela Stevanin Hoffmann. 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

FIORENTINI, D.; MIORIM, M. Â.; MIGUEL, A. Contribuição para um repensar a Educação Algébrica Elementar. Pro-Posições, Campinas, v. 4, n. 1, p. 78-90, março 1993.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KIKUCHI, L. M. A Teoria dos Campos Conceituais e os invariantes operatórios no conteúdo de Álgebra. 445 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

KLOPSCH, C. Campo conceitual algébrico: análise das noções a serem aprendidas e dificuldades correlatas encontradas pelos estudantes ao final do ensino fundamental (8ª série/9º ano). Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Programa de Pós-graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MINAYO, M. C. S. Ciência, Técnica e Arte: O Desafio da Pesquisa Social. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade, v. 18, p. 31-50, 1994.

USISKIN, Z. Concepções sobre a álgebra da escola média e utilizações das variáveis. In: COXFORD, A. F.; SHULTE, A. P. (Orgs.). As idéias da álgebra. Tradução de Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1995. p. 9-22.

VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Curitiba: UFPR, 2014.

VERGNAUD, G. La Théorie des Champs Conceptuels. RDM, v. 10, n. 23, p. 133-170, 1990.

VERGNAUD, G. Quais questões a teoria dos campos conceituais busca responder?/A quelles questions la théorie des champs conceptuels essaie-t-elle de répondre?. Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online), v. 9, n. 1, 2019.

VERGNAUD, G. Teoria dos Campos Conceituais. In: NASSER, L. (Ed.). Anais do 1º Seminário Internacional de Educação Matemática do Rio de Janeiro, 1993. p. 1-26.

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

JESUS, D. R. S. de .; DOS SANTOS BARBOSA, G. O conceito de variável e a simplificação de expressões algébricas no oitavo ano do Ensino Fundamental: uma análise à luz da Teoria dos Campos Conceituais. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45684. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Didática da Matemática Francesa