O conceito de variável e a simplificação de expressões algébricas no oitavo ano do Ensino Fundamental: uma análise à luz da Teoria dos Campos Conceituais
Palabras clave:
: Ensino Fundamental; Pensamento algébrico; Teoria dos Campos Conceituais.Resumen
O objetivo deste artigo é analisar as estratégias e os argumentos utilizados por estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental no processo de construção do conceito de variável e na simplificação de expressões algébricas. Este trabalho constitui um recorte de uma pesquisa mais ampla, cujo foco foi a construção do pensamento algébrico. A metodologia adotada foi uma pesquisa qualitativa em educação, com características de estudo de caso, fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais. Os resultados indicam que a contextualização, por meio de um simulador de expressões algébricas, favorece a diversificação da linguagem e a construção dos significados dos símbolos pelos discentes. Além disso, constatou-se que as experiências prévias dos estudantes com conceitos da álgebra os levaram a associar a álgebra à resolução de equações, sem distinguir claramente entre os conceitos de incógnita e variável.
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