Apreensão do número racional: implicações de uma experiência de conversão
Palavras-chave:
Racional, Materiais Manipuláveis, Representação, ConversãoResumo
Este artigo apresenta parte da pesquisa intitulada “Diferentes caminhos, diferentes apreensões: uma análise da conversão entre os registros numérico fracionário e numérico percentual do número racional”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco. A pesquisa buscou responder ao seguinte problema: diferentes caminhos adotados na resolução das conversões entre os registros numéricos fracionários e numéricos percentuais do número racional implicam diferentes apreensões relacionadas ao objeto representado? O objetivo deste artigo é analisar as possíveis aprendizagens realizadas por alunos do 6º ano resultantes de sua experiência com um desses caminhos, a saber, a conversão via material manipulável. Concluímos que tais materiais, quando associados a representações figurativas, podem servir de base para representações intermediárias nessas conversões, destacando propriedades do objeto representado e favorecendo a apreensão do número racional, sobretudo, em sua representação numérica fracionária.
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Referências
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