Laboratórios, Olimpíadas, Pensamento Computacional: reflexões sobre a juventude entre produções curriculares em Matemática

Autores

  • Filipe Santos Fernandes UFMG https://orcid.org/0000-0002-2964-3582
  • Ana Paula dos Santos Mesquita Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
  • João Vitor Pires Vieira Universidade Federal de Minas Gerais
  • José Carlos Dias Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Palavras-chave:

Currículo, Educação Matemática, Ensino de Matemática, Ensino Médio, Políticas Culturais

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir as relações entre a produção curricular em matemática e os modos de vida esperados para e demandados pela juventude. Para isso, consideramos três práticas que entendemos como produtoras do currículo de matemática – o Laboratório de Ensino de Matemática, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e o Pensamento Computacional – e que se assumem, no espaço escolar, como estratégicas e benéficas para a vida escolar e pregressa de jovens, fornecendo-lhes competências e habilidades para o convívio social e laboral. Buscamos, então, discutir como os ideários e discursos que produzem tais práticas podem estar associados à elaboração de um pensamento hegemônico e generalista sobre a juventude, fazendo-se reconhecer como mais valiosas certas condutas, conhecimentos, atitudes e aspirações ao mesmo tempo em que torna dissidentes, inadequadas e, muitas vezes, perigosas outras. Por fim, inserimos essas práticas em uma perspectiva educacional neoliberal, na nomeação, classificação e hierarquização de jovens a partir de marcas que, ao caracterizarem relações de sucesso ou insucesso com o conhecimento matemático escolar, passam a ser determinantes na configuração de certos modos de vida e na produção de processos de exclusão pelo currículo.

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Publicado

2025-01-30

Como Citar

FERNANDES, F. S.; MESQUITA, A. P. dos S. .; VIEIRA, J. V. P. .; FERREIRA, J. C. D. . Laboratórios, Olimpíadas, Pensamento Computacional: reflexões sobre a juventude entre produções curriculares em Matemática. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45433. Acesso em: 17 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos