O ensino de Álgebra Linear e de Álgebra Abstrata em trabalhos do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.41580Palavras-chave:
Laboratório Multimeios; Álgebra Linear; Álgebra Abstrata; Educação MatemáticaResumo
A Álgebra Linear e a Álgebra Abstrata são disciplinas em evidência na licenciatura em Matemática e nos cursos superiores relacionados as exatas. Considerando a importância dessas unidades curriculares, este artigo tem como objetivo compreender como os pesquisadores do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará têm trabalhado com o ensino das referidas disciplinas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica executada por meio da produção científica oriunda dos trabalhos produzidos no citado laboratório. Com a pesquisa encontramos 05 trabalhos relacionados a Álgebra Linear e 01 atinente a Álgebra Abstrata. Os resultados apontam que os pesquisadores do Laboratório de Pesquisa Multimeios priorizam um ensino de Álgebra em que a aprendizagem ocorre por reflexão e ação dos estudantes. Também mostram a preocupação com a postura docente, destacando a necessidade de proporcionar vivências em que o aluno, por meio da mediação apropriada do professor, possa refletir, interagir e elaborar conjecturas. Para isso fundamentam as suas pesquisas na metodologia de ensino nominada de Sequência Fedathi e a apontam como uma proposta de ensino viável a aprendizagem dos conteúdos algébricos.
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