O ensino de Álgebra Linear e de Álgebra Abstrata em trabalhos do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.41580

Palavras-chave:

Laboratório Multimeios; Álgebra Linear; Álgebra Abstrata; Educação Matemática

Resumo

A Álgebra Linear e a Álgebra Abstrata são disciplinas em evidência na licenciatura em Matemática e nos cursos superiores relacionados as exatas. Considerando a importância dessas unidades curriculares, este artigo tem como objetivo compreender como os pesquisadores do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará têm trabalhado com o ensino das referidas disciplinas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica executada por meio da produção científica oriunda dos trabalhos produzidos no citado laboratório. Com a pesquisa encontramos 05 trabalhos relacionados a Álgebra Linear e 01 atinente a Álgebra Abstrata. Os resultados apontam que os pesquisadores do Laboratório de Pesquisa Multimeios priorizam um ensino de Álgebra em que a aprendizagem ocorre por reflexão e ação dos estudantes. Também mostram a preocupação com a postura docente, destacando a necessidade de proporcionar vivências em que o aluno, por meio da mediação apropriada do professor, possa refletir, interagir e elaborar conjecturas. Para isso fundamentam as suas pesquisas na metodologia de ensino nominada de Sequência Fedathi e a apontam como uma proposta de ensino viável a aprendizagem dos conteúdos algébricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Vanísia Mendonça de Lima, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, especialização em Matemática do Ensino Médio pela Universidade Regional do Cariri-URCA e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Atualmente é professora efetiva de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Cedro e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará-UFC com pesquisa voltada para o ensino de Matemática. Também é membro do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará e do GEMM - Grupo de Educação Matemática Multimeios.

Hermínio Borges Neto, Universidade Federal do Ceará

Hermínio Borges Neto concluiu o doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 1979. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, lotado no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação. Publicou 51 artigos em periódicos especializados e 146 trabalhos em anais de eventos. Possui 37 capítulos de livros e 10 livros publicados. Possui 7 softwares. Orientou 49 dissertações de mestrado e co-orientou 9, orientou 40 teses de doutorado e co-orientou 2, e supervisionou 9 estágios de Pós-doutorado na área de Educação. Recebeu 4 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de tecnologias digitais na Educação, com ênfase em EaD e inclusão digital e em Ensino de Matemática. Em suas atividades profissionais interagiu com 78 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sequência Fedathi, Ensino de Matemática, Raciocínio Matemático, Ambientes de aprendizagem, Ambiente virtual de ensino, Educação a distância, Colaboração, Tecnologias na Educação e Inclusão Digital. Realizou estágios pos-doutorais no IMPA, até 1988, Université Paris VII, França, em 1996-1997 e Université TÉLUQ, Canadá, em 2020-2021. Coordenou, na UFC, o programa Universidade Aberta do Brasil/ UAB/CAPES no período out.2021 a jun.2022.

Referências

ALBUQUERQUE, Isabel Maria Barbosa de. O conceito de Grupo: sua formação por alunos de Matemática. 2005. 342 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/3111/1/2005_Tese_IMBAlbuquerque.pdf. Acesso em: 30 jun.2020.

ALVES, Francisco Regis Vieira. Aplicações da Sequência Fedathi na promoção do raciocínio intuitivo no Cálculo a Várias Variáveis. 2011. 497 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Faculdade de Educação – Faced, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. Disponível em: . Acesso em: 28 jan. 2019.

BORGES NETO, Hermínio (org.). Sequência Fedathi no ensino de matemática. Curitiba, PR: CRV, 2017. 154 p. v. 1.

BORGES NETO, Hermínio (org.). Sequência Fedathi além das ciências duras. Curitiba, PR: CRV, 2017. 166 p. v. 2.

BORGES NETO, Hermínio (org.). Sequência Fedathi: Fundamentos. Curitiba: CRV, 2018. 136 p. v. 3.

BORGES NETO, Hermínio (org.). Sequência Fedathi interfaces com o pensamento pedagógico. Curitiba, PR: CRV, 2019. 238 p. v. 4.

CARMO, Fernanda Maria Almeida do. O ensino a distância do conceito de medida baseado na Sequência Fedathi. 2022. 92 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64708. Acesso em: 25 mar. 2023.

DOMINGOS, António Manuel Dias. Compreensão de Conceitos Matemáticos Avançados – A Matemática no início do Superior. 2003. 407 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Ciências de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2003. Disponível em: https://run.unl.pt/bitstream/10362/78/1/domingos_2003.pdf. Acesso em: 02 jun. 2023.

FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes. A Sequência Fedathi no ensino da Álgebra Linear: o caso da noção de base de um espaço vetorial. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/7521/1/2013-DIS-FCFFONTENELE.pdf. Acesso em: 13 fev. 2019.

FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; BORGES NETO, Hermínio; SANTOS, Maria José Costa dos. Relações entre a Sequência Fedathi e as Alavancas Meta no ensino de Álgebra Linear. Em Teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 6, n. 1, p. 1-10, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2264/1831. Acesso em: 01 mar. 2021.

FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; BORGES NETO, Hermínio. A Sequência Fedathi na resolução de Sistemas de Equações Lineares. In: Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 3, 2016, Natal. Congresso. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2016/TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID11992_17082016005512.pdf. Acesso em: 01 mar. 2021.

FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes. O ensino de base de um espaço vetorial numa proposta construtivista. In: BORGES NETO, Hermínio (org.). Sequência Fedathi no ensino de Matemática. Curitiba: CRV, 2017. p. 75-94.

FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes. Contribuições da Sequência Fedathi para o desenvolvimento do pensamento matemático avançado: uma análise da mediação docente em aulas de álgebra linear. 2018. 192 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/37490/3/2018_tese_fcffontenele.pdf. Acesso em: 28 mar. 2019.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2008.

MENEZES, Daniel Brandão. O Ensino do Cálculo Diferencial e Integral na perspectiva da Sequência Fedathi: caracterização do comportamento de um bom professor. 2018. 127 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/37124/1/2018_tese_dbmenezes.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2019.

PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de matemática baseada na Sequência Fedathi. 2016. 135 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação, Faculdade de Educação - Faced, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/20827/1/2016_tese_acmpinheiro.pdf. Acesso em: 25 fev. 2023.

SANTOS, Joelma Nogueira dos. O Laboratório de Matemática e Ensino (LME) na formação inicial do professor: orientações metodológicas com base na Sequência Fedathi. 2021. 209 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59281. Acesso em: 19 jan. 2023.

SOUSA, Francisco Edisom Eugênio de et al, (org.). Sequência Fedathi: Uma Proposta Pedagógica para o Ensino de Matemática e Ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013. 184 p.

TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Sobre tecnologias, educação, formação e etnografia: a experiência do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação (UFC). 2014. 205 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12756. Acesso em: 09 nov. 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

LIMA, M. V. M. de; BORGES NETO, H. O ensino de Álgebra Linear e de Álgebra Abstrata em trabalhos do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.34019/2594-4673.2023.v7.41580. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/41580. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos