O ensino de Álgebra Linear e de Álgebra Abstrata em trabalhos do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.41580

Keywords:

Multimedia Laboratory; Linear Algebra; Abstract Algebra; Mathematics Education

Abstract

Linear Algebra and Abstract Algebra are disciplines in evidence in the undergraduate degrees in Mathematics and in higher courses related to them. Likewise, considering the importance of these curricular units, this article aims to discuss the relevance of the research in Mathematical Education of the Multimedia Research Laboratory of the Federal University of Ceará for the teaching of the aforementioned disciplines. It is bibliographical research carried out by means of scientific production originating from two studies of two researchers from the aforementioned laboratory. We conclude from the study that the productions of the aforementioned research environment are of great relevance for the teaching of Linear Algebra and Abstract Algebra, because we will present ways of working on some two contents of these disciplines so that some students have an active role in the construction of knowledge and a more significant learning.

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Author Biographies

Maria Vanísia Mendonça de Lima, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, especialização em Matemática do Ensino Médio pela Universidade Regional do Cariri-URCA e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Atualmente é professora efetiva de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Cedro e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará-UFC com pesquisa voltada para o ensino de Matemática. Também é membro do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará e do GEMM - Grupo de Educação Matemática Multimeios.

Hermínio Borges Neto, Universidade Federal do Ceará

Hermínio Borges Neto concluiu o doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 1979. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, lotado no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação. Publicou 51 artigos em periódicos especializados e 146 trabalhos em anais de eventos. Possui 37 capítulos de livros e 10 livros publicados. Possui 7 softwares. Orientou 49 dissertações de mestrado e co-orientou 9, orientou 40 teses de doutorado e co-orientou 2, e supervisionou 9 estágios de Pós-doutorado na área de Educação. Recebeu 4 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de tecnologias digitais na Educação, com ênfase em EaD e inclusão digital e em Ensino de Matemática. Em suas atividades profissionais interagiu com 78 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sequência Fedathi, Ensino de Matemática, Raciocínio Matemático, Ambientes de aprendizagem, Ambiente virtual de ensino, Educação a distância, Colaboração, Tecnologias na Educação e Inclusão Digital. Realizou estágios pos-doutorais no IMPA, até 1988, Université Paris VII, França, em 1996-1997 e Université TÉLUQ, Canadá, em 2020-2021. Coordenou, na UFC, o programa Universidade Aberta do Brasil/ UAB/CAPES no período out.2021 a jun.2022.

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Published

2023-12-01

How to Cite

LIMA, M. V. M. de; BORGES NETO, H. O ensino de Álgebra Linear e de Álgebra Abstrata em trabalhos do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.34019/2594-4673.2023.v7.41580. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/41580. Acesso em: 16 may. 2024.