O ensino de Álgebra Linear e de Álgebra Abstrata em trabalhos do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.41580Palabras clave:
Laboratório Multimeios; Álgebra Linear; Álgebra Abstrata; Educação MatemáticaResumen
A Álgebra Linear e a Álgebra Abstrata são disciplinas em evidência na licenciatura em Matemática e nos cursos superiores relacionados as exatas. Considerando a importância dessas unidades curriculares, este artigo tem como objetivo compreender como os pesquisadores do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará têm trabalhado com o ensino das referidas disciplinas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica executada por meio da produção científica oriunda dos trabalhos produzidos no citado laboratório. Com a pesquisa encontramos 05 trabalhos relacionados a Álgebra Linear e 01 atinente a Álgebra Abstrata. Os resultados apontam que os pesquisadores do Laboratório de Pesquisa Multimeios priorizam um ensino de Álgebra em que a aprendizagem ocorre por reflexão e ação dos estudantes. Também mostram a preocupação com a postura docente, destacando a necessidade de proporcionar vivências em que o aluno, por meio da mediação apropriada do professor, possa refletir, interagir e elaborar conjecturas. Para isso fundamentam as suas pesquisas na metodologia de ensino nominada de Sequência Fedathi e a apontam como uma proposta de ensino viável a aprendizagem dos conteúdos algébricos.
Descargas
Métricas
Citas
ALBUQUERQUE, Isabel Maria Barbosa de. O conceito de Grupo: sua formação por alunos de Matemática. 2005. 342 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/3111/1/2005_Tese_IMBAlbuquerque.pdf. Acesso em: 30 jun.2020.
ALVES, Francisco Regis Vieira. Aplicações da Sequência Fedathi na promoção do raciocínio intuitivo no Cálculo a Várias Variáveis. 2011. 497 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Faculdade de Educação – Faced, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. Disponível em: . Acesso em: 28 jan. 2019.
BORGES NETO, Hermínio (org.). Sequência Fedathi no ensino de matemática. Curitiba, PR: CRV, 2017. 154 p. v. 1.
BORGES NETO, Hermínio (org.). Sequência Fedathi além das ciências duras. Curitiba, PR: CRV, 2017. 166 p. v. 2.
BORGES NETO, Hermínio (org.). Sequência Fedathi: Fundamentos. Curitiba: CRV, 2018. 136 p. v. 3.
BORGES NETO, Hermínio (org.). Sequência Fedathi interfaces com o pensamento pedagógico. Curitiba, PR: CRV, 2019. 238 p. v. 4.
CARMO, Fernanda Maria Almeida do. O ensino a distância do conceito de medida baseado na Sequência Fedathi. 2022. 92 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64708. Acesso em: 25 mar. 2023.
DOMINGOS, António Manuel Dias. Compreensão de Conceitos Matemáticos Avançados – A Matemática no início do Superior. 2003. 407 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Ciências de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2003. Disponível em: https://run.unl.pt/bitstream/10362/78/1/domingos_2003.pdf. Acesso em: 02 jun. 2023.
FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes. A Sequência Fedathi no ensino da Álgebra Linear: o caso da noção de base de um espaço vetorial. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/7521/1/2013-DIS-FCFFONTENELE.pdf. Acesso em: 13 fev. 2019.
FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; BORGES NETO, Hermínio; SANTOS, Maria José Costa dos. Relações entre a Sequência Fedathi e as Alavancas Meta no ensino de Álgebra Linear. Em Teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 6, n. 1, p. 1-10, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2264/1831. Acesso em: 01 mar. 2021.
FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; BORGES NETO, Hermínio. A Sequência Fedathi na resolução de Sistemas de Equações Lineares. In: Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 3, 2016, Natal. Congresso. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2016/TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID11992_17082016005512.pdf. Acesso em: 01 mar. 2021.
FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes. O ensino de base de um espaço vetorial numa proposta construtivista. In: BORGES NETO, Hermínio (org.). Sequência Fedathi no ensino de Matemática. Curitiba: CRV, 2017. p. 75-94.
FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes. Contribuições da Sequência Fedathi para o desenvolvimento do pensamento matemático avançado: uma análise da mediação docente em aulas de álgebra linear. 2018. 192 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/37490/3/2018_tese_fcffontenele.pdf. Acesso em: 28 mar. 2019.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2008.
MENEZES, Daniel Brandão. O Ensino do Cálculo Diferencial e Integral na perspectiva da Sequência Fedathi: caracterização do comportamento de um bom professor. 2018. 127 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/37124/1/2018_tese_dbmenezes.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2019.
PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de matemática baseada na Sequência Fedathi. 2016. 135 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação, Faculdade de Educação - Faced, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/20827/1/2016_tese_acmpinheiro.pdf. Acesso em: 25 fev. 2023.
SANTOS, Joelma Nogueira dos. O Laboratório de Matemática e Ensino (LME) na formação inicial do professor: orientações metodológicas com base na Sequência Fedathi. 2021. 209 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59281. Acesso em: 19 jan. 2023.
SOUSA, Francisco Edisom Eugênio de et al, (org.). Sequência Fedathi: Uma Proposta Pedagógica para o Ensino de Matemática e Ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013. 184 p.
TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Sobre tecnologias, educação, formação e etnografia: a experiência do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação (UFC). 2014. 205 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12756. Acesso em: 09 nov. 2022.