O ensino de Álgebra Linear e de Álgebra Abstrata em trabalhos do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.41580

Palabras clave:

Laboratório Multimeios; Álgebra Linear; Álgebra Abstrata; Educação Matemática

Resumen

A Álgebra Linear e a Álgebra Abstrata são disciplinas em evidência na licenciatura em Matemática e nos cursos superiores relacionados as exatas. Considerando a importância dessas unidades curriculares, este artigo tem como objetivo compreender como os pesquisadores do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará têm trabalhado com o ensino das referidas disciplinas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica executada por meio da produção científica oriunda dos trabalhos produzidos no citado laboratório. Com a pesquisa encontramos 05 trabalhos relacionados a Álgebra Linear e 01 atinente a Álgebra Abstrata. Os resultados apontam que os pesquisadores do Laboratório de Pesquisa Multimeios priorizam um ensino de Álgebra em que a aprendizagem ocorre por reflexão e ação dos estudantes. Também mostram a preocupação com a postura docente, destacando a necessidade de proporcionar vivências em que o aluno, por meio da mediação apropriada do professor, possa refletir, interagir e elaborar conjecturas. Para isso fundamentam as suas pesquisas na metodologia de ensino nominada de Sequência Fedathi e a apontam como uma proposta de ensino viável a aprendizagem dos conteúdos algébricos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria Vanísia Mendonça de Lima, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, especialização em Matemática do Ensino Médio pela Universidade Regional do Cariri-URCA e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Atualmente é professora efetiva de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Cedro e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará-UFC com pesquisa voltada para o ensino de Matemática. Também é membro do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará e do GEMM - Grupo de Educação Matemática Multimeios.

Hermínio Borges Neto, Universidade Federal do Ceará

Hermínio Borges Neto concluiu o doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 1979. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, lotado no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação. Publicou 51 artigos em periódicos especializados e 146 trabalhos em anais de eventos. Possui 37 capítulos de livros e 10 livros publicados. Possui 7 softwares. Orientou 49 dissertações de mestrado e co-orientou 9, orientou 40 teses de doutorado e co-orientou 2, e supervisionou 9 estágios de Pós-doutorado na área de Educação. Recebeu 4 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de tecnologias digitais na Educação, com ênfase em EaD e inclusão digital e em Ensino de Matemática. Em suas atividades profissionais interagiu com 78 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sequência Fedathi, Ensino de Matemática, Raciocínio Matemático, Ambientes de aprendizagem, Ambiente virtual de ensino, Educação a distância, Colaboração, Tecnologias na Educação e Inclusão Digital. Realizou estágios pos-doutorais no IMPA, até 1988, Université Paris VII, França, em 1996-1997 e Université TÉLUQ, Canadá, em 2020-2021. Coordenou, na UFC, o programa Universidade Aberta do Brasil/ UAB/CAPES no período out.2021 a jun.2022.

Citas

ALBUQUERQUE, Isabel Maria Barbosa de. O conceito de Grupo: sua formação por alunos de Matemática. 2005. 342 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/3111/1/2005_Tese_IMBAlbuquerque.pdf. Acesso em: 30 jun.2020.

ALVES, Francisco Regis Vieira. Aplicações da Sequência Fedathi na promoção do raciocínio intuitivo no Cálculo a Várias Variáveis. 2011. 497 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Faculdade de Educação – Faced, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. Disponível em: . Acesso em: 28 jan. 2019.

BORGES NETO, Hermínio (org.). Sequência Fedathi no ensino de matemática. Curitiba, PR: CRV, 2017. 154 p. v. 1.

BORGES NETO, Hermínio (org.). Sequência Fedathi além das ciências duras. Curitiba, PR: CRV, 2017. 166 p. v. 2.

BORGES NETO, Hermínio (org.). Sequência Fedathi: Fundamentos. Curitiba: CRV, 2018. 136 p. v. 3.

BORGES NETO, Hermínio (org.). Sequência Fedathi interfaces com o pensamento pedagógico. Curitiba, PR: CRV, 2019. 238 p. v. 4.

CARMO, Fernanda Maria Almeida do. O ensino a distância do conceito de medida baseado na Sequência Fedathi. 2022. 92 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64708. Acesso em: 25 mar. 2023.

DOMINGOS, António Manuel Dias. Compreensão de Conceitos Matemáticos Avançados – A Matemática no início do Superior. 2003. 407 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Ciências de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2003. Disponível em: https://run.unl.pt/bitstream/10362/78/1/domingos_2003.pdf. Acesso em: 02 jun. 2023.

FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes. A Sequência Fedathi no ensino da Álgebra Linear: o caso da noção de base de um espaço vetorial. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/7521/1/2013-DIS-FCFFONTENELE.pdf. Acesso em: 13 fev. 2019.

FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; BORGES NETO, Hermínio; SANTOS, Maria José Costa dos. Relações entre a Sequência Fedathi e as Alavancas Meta no ensino de Álgebra Linear. Em Teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 6, n. 1, p. 1-10, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2264/1831. Acesso em: 01 mar. 2021.

FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; BORGES NETO, Hermínio. A Sequência Fedathi na resolução de Sistemas de Equações Lineares. In: Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 3, 2016, Natal. Congresso. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2016/TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID11992_17082016005512.pdf. Acesso em: 01 mar. 2021.

FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes. O ensino de base de um espaço vetorial numa proposta construtivista. In: BORGES NETO, Hermínio (org.). Sequência Fedathi no ensino de Matemática. Curitiba: CRV, 2017. p. 75-94.

FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes. Contribuições da Sequência Fedathi para o desenvolvimento do pensamento matemático avançado: uma análise da mediação docente em aulas de álgebra linear. 2018. 192 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/37490/3/2018_tese_fcffontenele.pdf. Acesso em: 28 mar. 2019.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2008.

MENEZES, Daniel Brandão. O Ensino do Cálculo Diferencial e Integral na perspectiva da Sequência Fedathi: caracterização do comportamento de um bom professor. 2018. 127 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/37124/1/2018_tese_dbmenezes.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2019.

PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de matemática baseada na Sequência Fedathi. 2016. 135 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação, Faculdade de Educação - Faced, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/20827/1/2016_tese_acmpinheiro.pdf. Acesso em: 25 fev. 2023.

SANTOS, Joelma Nogueira dos. O Laboratório de Matemática e Ensino (LME) na formação inicial do professor: orientações metodológicas com base na Sequência Fedathi. 2021. 209 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59281. Acesso em: 19 jan. 2023.

SOUSA, Francisco Edisom Eugênio de et al, (org.). Sequência Fedathi: Uma Proposta Pedagógica para o Ensino de Matemática e Ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013. 184 p.

TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Sobre tecnologias, educação, formação e etnografia: a experiência do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação (UFC). 2014. 205 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12756. Acesso em: 09 nov. 2022.

Publicado

2023-12-01

Cómo citar

LIMA, M. V. M. de; BORGES NETO, H. O ensino de Álgebra Linear e de Álgebra Abstrata em trabalhos do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.34019/2594-4673.2023.v7.41580. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/41580. Acesso em: 15 may. 2024.