Um estudo dos pareceres dos especialistas no processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular de Matemática: primeiras aproximações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.41166

Palavras-chave:

Concepções de matemática escolar, autoria docente, propostas curriculares brasileiras, base nacional comum curricular, sociologia das ausências e das emergências

Resumo

O texto apresenta parte de um projeto de pesquisa cujo objetivo é analisar as propostas curriculares no Brasil desde 1929 até 2019, com o intuito de identificar as concepções de matemática escolar e de ensino presentes em cada uma delas. A pesquisa busca discutir os contextos de produção/formulação de cada proposta curricular em termos da autoria docente em sua elaboração. Estudos anteriores indicam que, em geral, as propostas curriculares brasileiras são prescritivas e não levam em conta a prática docente em andamento, ressaltando a importância de políticas curriculares que promovam a autoria docente em detrimento da predominância dos especialistas. O texto apresenta uma análise do processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), colocando em foco os pareceres dos leitores críticos de matemática produzidos entre a primeira e a segunda versão do documento em 2016, utilizando como base as ideias da Sociologia das Ausências e das Emergências, tal como proposta por Santos (2002). Os resultados preliminares apontam para a necessidade de identificar políticas curriculares que valorizem a autoria docente.

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Publicado

2023-08-14

Como Citar

VALLE, J. C. A. do .; CANALE, R. A. M. Um estudo dos pareceres dos especialistas no processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular de Matemática: primeiras aproximações. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.34019/2594-4673.2023.v7.41166. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/41166. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

GT 19 - Educação Matemática - Trabalhos das Reuniões Regionais da Anped – 2022