Elaboração de Tarefas sobre Planejamento Financeiro na perspectiva do Modelo dos Campos Semânticos

Autores

  • Daniela Barbosa Gomes da Silva Malheiros SME, SEDUC
  • Andreia Carvalho Maciel Barbosa Colégio Pedro II
  • Rosana de Oliveira UERJ https://orcid.org/0000-0002-3086-6169

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2022.v6.38735

Palavras-chave:

Educação Financeira; Planejamento Financeiro; Modelo dos Campos Semânticos; Tomada de decisão.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar características de uma tarefa sobre Educação Financeira que possibilita  a produção de significados na perspectiva do Modelo dos Campos Semânticos, do educador matemático Rômulo Campos Lins. A tarefa foi elaborada por Malheiros (2022) para estudantes do Ensino Médio e faz parte de um conjunto de tarefas que abordam a Educação Financeira de forma contextualizada e buscam desenvolver com os estudantes reflexões sobre as decisões financeiras a serem tomadas e os possíveis impactos nos contextos econômico, social e ambiental. Especificamente, são voltadas para o Planejamento Financeiro e abrangem endividamento, investimentos, organização, planejamento, uso do cartão de crédito, financiamentos, ferramentas digitais, poupança, inflação, consumismo e sustentabilidade. A partir da tarefa selecionada foi possível identificar quatro categorias que indicam um significativo potencial para que os estudantes produzam significados matemáticos e não matemáticos no contexto da Educação Financeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniela Barbosa Gomes da Silva Malheiros, SME, SEDUC

Mestre pelo Profmat em 2022. Professora da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Estado do Rio de Janeiro.

Andreia Carvalho Maciel Barbosa, Colégio Pedro II

Doutorado - UNIAN. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II (CP2), Rio de Janeiro, RJ.

Rosana de Oliveira, UERJ

Doutorado - UERJ. Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro.

Referências

BRASIL. Estratégia Nacional de Educação Financeira. Plano Diretor da ENEF, 2011. Disponível em https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Plano-Diretor-ENEF-Estrategia-Nacional-de-Educacao-Financeira.pdf. Acesso em: 29 jul. 2021.

BRASIL. Estratégia Nacional de Educação Financeira. Programa Educação Financeira nas Escolas, 2010. Disponível em https://www.vidaedinheiro.gov.br/en/o-programa/?doing_wp_cron=1642744562.2960050106048583984375. Acesso em: 29 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 1 dez, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa de Educação Financeira na Escola. MEC, 2021. Disponível em http://www.edufinanceiranaescola.gov.br. Acesso em: 30 nov, 2021.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais. 2. ed. Brasília, 2000.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, 1997.

CAMPOS, Marcelo B. Educação Financeira na Matemática do Ensino Fundamental: uma Análise da Produção de Significados. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012.

CHAVES, Rodolfo.; SAD, Lígia A.; ZOCOLOTTI, Alexandre. K. Algumas ideias do Modelo dos Campos Semânticos a partir de um episódio de uma aula de Trigonometria: Colega e o chuveirinho. Revista de investigação e divulgação em Educação Matemática (RIDEMA), Juiz de Fora, v. 2, n. 2, p. 6-27, jul./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/27374. Acesso em: 4 jan. 2022.

DOMINGOS, Reinaldo. Educação Financeira - o caminho para a realização de sonhos e sustentabilidade de sua família. São Paulo: DSOP, 2013, p. 45.

LINS, Rômulo Campos. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: Bicudo, M. A. V. (Org) Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 75-94.

LINS, Rômulo Campos. A diferença como oportunidade para aprender. In: XIV ENDIPE, 2008, Porto Alegre. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e culturas. Porto Alegre: PUCRS, v.3. p. 530- 550, 2008.

LINS, Rômulo Campos. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: Bicudo, M. A. V. (Org.) Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 75-94.

LOTH, Maria H. M; SILVA, Amarildo M. Tarefas aritméticas para o 6º Ano do Ensino Fundamental. In: BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, v. 27, n. 46, p. 451-465, Rio Claro, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/XvhhMgXrswYDq9LX8rQ468j/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 17 jan. 2022.

MALHEIROS, Daniela Barbosa Gomes da Silva. EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Uma proposta de tarefas sobre planejamento financeiro para o Ensino Médio. Orientador: Andreia Carvalho Maciel Barbosa. 2022. 109 f. Dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/profmat_tcc.php?id1=6532&id2=171055242. Acesso em: 19 ago. 2022.

MUNIZ Jr., Ivail. Conversas entre o Modelo dos Campos Semânticos e a Psicologia Econômica na leitura do processo de tomada de decisão envolvendo trocas intertemporais em Ambientes de Educação Financeira Escolar. BOLETIM GEPEM (online) v. 72, p. 4-24, 2018. Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2018.002. Acesso em 13 out. 2021.

SILVA, Amarildo M; LINS, Rômulo C. Sobre a dinâmica da produção de significados para a matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática. v.6(2), 2013. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/91. Acesso em 16 ago. 2021.

SILVA, Amarildo. M. da; POWELL, Arthur B. Um programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. In: XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba.

VITAL, Márcio C. Educação Financeira e Educação Matemática: Inflação de Preços. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2014.

Downloads

Publicado

2022-12-10

Como Citar

MALHEIROS, D. B. G. da S. .; BARBOSA, A. C. M.; OLIVEIRA, R. de. Elaboração de Tarefas sobre Planejamento Financeiro na perspectiva do Modelo dos Campos Semânticos. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 6, n. 1, 2022. DOI: 10.34019/2594-4673.2022.v6.38735. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38735. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

30 anos do Modelo dos Campos Semânticos e processos de ensino e de aprendizagem