Elaboração de Tarefas sobre Planejamento Financeiro na perspectiva do Modelo dos Campos Semânticos

Autores

  • Daniela Barbosa Gomes da Silva Malheiros SME, SEDUC
  • Andreia Carvalho Maciel Barbosa Colégio Pedro II
  • Rosana de Oliveira UERJ https://orcid.org/0000-0002-3086-6169

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2022.v6.38735

Palavras-chave:

Educação Financeira; Planejamento Financeiro; Modelo dos Campos Semânticos; Tomada de decisão.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar características de uma tarefa sobre Educação Financeira que possibilita  a produção de significados na perspectiva do Modelo dos Campos Semânticos, do educador matemático Rômulo Campos Lins. A tarefa foi elaborada por Malheiros (2022) para estudantes do Ensino Médio e faz parte de um conjunto de tarefas que abordam a Educação Financeira de forma contextualizada e buscam desenvolver com os estudantes reflexões sobre as decisões financeiras a serem tomadas e os possíveis impactos nos contextos econômico, social e ambiental. Especificamente, são voltadas para o Planejamento Financeiro e abrangem endividamento, investimentos, organização, planejamento, uso do cartão de crédito, financiamentos, ferramentas digitais, poupança, inflação, consumismo e sustentabilidade. A partir da tarefa selecionada foi possível identificar quatro categorias que indicam um significativo potencial para que os estudantes produzam significados matemáticos e não matemáticos no contexto da Educação Financeira.

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Biografia do Autor

Daniela Barbosa Gomes da Silva Malheiros, SME, SEDUC

Mestre pelo Profmat em 2022. Professora da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Estado do Rio de Janeiro.

Andreia Carvalho Maciel Barbosa, Colégio Pedro II

Doutorado - UNIAN. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II (CP2), Rio de Janeiro, RJ.

Rosana de Oliveira, UERJ

Doutorado - UERJ. Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro.

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Publicado

2022-12-10

Como Citar

MALHEIROS, D. B. G. da S. .; BARBOSA, A. C. M.; OLIVEIRA, R. de. Elaboração de Tarefas sobre Planejamento Financeiro na perspectiva do Modelo dos Campos Semânticos. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 6, n. 1, 2022. DOI: 10.34019/2594-4673.2022.v6.38735. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38735. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

30 anos do Modelo dos Campos Semânticos e processos de ensino e de aprendizagem