Algumas ideias do Modelo dos Campos Semânticos a partir de um episódio de uma aula de Trigonometria
Colega e o chuveirinho
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2018.v2.27374Palavras-chave:
Conhecimento, Produção de Significado, Leituras (plausível e positiva), Aula de TrigonometriaResumo
No presente artigo abordamos algumas ideias pertinentes ao Modelo dos Campos Semânticos (MCS) e utilizamos resíduos de enunciação de um episódio de aula de Trigonometria para discutirmos nosso entendimento a respeito de conhecimento, leituras (plausível e positiva), significado, produção de significado, estipulação local, enunciação e resíduos de enunciação. Tomamos como base um dos alicerces teóricos de suporte ao Modelo, explicitado na psicologia pedagógica proposta por Davydov. No que se refere à visão de conhecimento, além da concepção apresentada por R. C. Lins, também destacamos as apresentadas por Foucault e Nietzsche, não no sentido de confrontá-las, mas de examiná-las para que pudéssemos efetuar uma leitura positiva das enunciações do ator durante processo, com vistas a tentar compreender os significados produzidos por tal ator, bem como a maneira de operar desse sujeito da pesquisa.
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