Elaboração de Tarefas sobre Planejamento Financeiro na perspectiva do Modelo dos Campos Semânticos
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2022.v6.38735Keywords:
PortuguêsAbstract
Este artigo tem por objetivo apresentar características de uma tarefa sobre Educação Financeira que possibilita a produção de significados na perspectiva do Modelo dos Campos Semânticos, do educador matemático Rômulo Campos Lins. A tarefa foi elaborada por Malheiros (2022) para estudantes do Ensino Médio e faz parte de um conjunto de tarefas que abordam a Educação Financeira de forma contextualizada e buscam desenvolver com os estudantes reflexões sobre as decisões financeiras a serem tomadas e os possíveis impactos nos contextos econômico, social e ambiental. Especificamente, são voltadas para o Planejamento Financeiro e abrangem endividamento, investimentos, organização, planejamento, uso do cartão de crédito, financiamentos, ferramentas digitais, poupança, inflação, consumismo e sustentabilidade. A partir da tarefa selecionada foi possível identificar quatro categorias que indicam um significativo potencial para que os estudantes produzam significados matemáticos e não matemáticos no contexto da Educação Financeira.
Downloads
Metrics
References
BRASIL. Estratégia Nacional de Educação Financeira. Plano Diretor da ENEF, 2011. Disponível em https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Plano-Diretor-ENEF-Estrategia-Nacional-de-Educacao-Financeira.pdf. Acesso em: 29 jul. 2021.
BRASIL. Estratégia Nacional de Educação Financeira. Programa Educação Financeira nas Escolas, 2010. Disponível em https://www.vidaedinheiro.gov.br/en/o-programa/?doing_wp_cron=1642744562.2960050106048583984375. Acesso em: 29 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 1 dez, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa de Educação Financeira na Escola. MEC, 2021. Disponível em http://www.edufinanceiranaescola.gov.br. Acesso em: 30 nov, 2021.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais. 2. ed. Brasília, 2000.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, 1997.
CAMPOS, Marcelo B. Educação Financeira na Matemática do Ensino Fundamental: uma Análise da Produção de Significados. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012.
CHAVES, Rodolfo.; SAD, Lígia A.; ZOCOLOTTI, Alexandre. K. Algumas ideias do Modelo dos Campos Semânticos a partir de um episódio de uma aula de Trigonometria: Colega e o chuveirinho. Revista de investigação e divulgação em Educação Matemática (RIDEMA), Juiz de Fora, v. 2, n. 2, p. 6-27, jul./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/27374. Acesso em: 4 jan. 2022.
DOMINGOS, Reinaldo. Educação Financeira - o caminho para a realização de sonhos e sustentabilidade de sua família. São Paulo: DSOP, 2013, p. 45.
LINS, Rômulo Campos. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: Bicudo, M. A. V. (Org) Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 75-94.
LINS, Rômulo Campos. A diferença como oportunidade para aprender. In: XIV ENDIPE, 2008, Porto Alegre. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e culturas. Porto Alegre: PUCRS, v.3. p. 530- 550, 2008.
LINS, Rômulo Campos. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: Bicudo, M. A. V. (Org.) Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 75-94.
LOTH, Maria H. M; SILVA, Amarildo M. Tarefas aritméticas para o 6º Ano do Ensino Fundamental. In: BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, v. 27, n. 46, p. 451-465, Rio Claro, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/XvhhMgXrswYDq9LX8rQ468j/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 17 jan. 2022.
MALHEIROS, Daniela Barbosa Gomes da Silva. EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Uma proposta de tarefas sobre planejamento financeiro para o Ensino Médio. Orientador: Andreia Carvalho Maciel Barbosa. 2022. 109 f. Dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/profmat_tcc.php?id1=6532&id2=171055242. Acesso em: 19 ago. 2022.
MUNIZ Jr., Ivail. Conversas entre o Modelo dos Campos Semânticos e a Psicologia Econômica na leitura do processo de tomada de decisão envolvendo trocas intertemporais em Ambientes de Educação Financeira Escolar. BOLETIM GEPEM (online) v. 72, p. 4-24, 2018. Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2018.002. Acesso em 13 out. 2021.
SILVA, Amarildo M; LINS, Rômulo C. Sobre a dinâmica da produção de significados para a matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática. v.6(2), 2013. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/91. Acesso em 16 ago. 2021.
SILVA, Amarildo. M. da; POWELL, Arthur B. Um programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. In: XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba.
VITAL, Márcio C. Educação Financeira e Educação Matemática: Inflação de Preços. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2014.