Contribuições da Teoria dos Campos Conceituais na prática docente: um estudo do conceito de fração

Autores

  • Lissa Nareli dos Reis Portela UFOPA https://orcid.org/0000-0002-0290-4682
  • Rudinei Alves dos Santos Instituto Federal do Pará
  • Alzenira da Silva Leão Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Campo Conceitual, Ensino de fração, Invariantes Operatórios, Estruturas Multiplicativas, Ensino Fundamental

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma monografia de especialização, que teve seu aporte teórico ancorado na Teoria dos Campos Conceituais (TCC). Apresentamos discussões que podem contribuir com a prática docente no sentido de oportunizar reflexões sobre a produção dos estudantes, capazes de conduzir a reorientação do professor no processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo é de natureza qualitativa, caracterizado como um estudo de caso e possui como participantes estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola particular da cidade de Santarém, no interior do Pará. O objetivo consiste em investigar quais invariantes operatórios os estudantes expressam ao serem defrontados com situações que envolvem o conceito de parte-todo e razão, do campo multiplicativo das frações para adequar ao processo de ensino. Foram analisados os conceitos-em-ação e teoremas-em-ação evocados diante das situações aplicadas. Destacamos que devido ao isolamento provocado pela pandemia do Covid-19, a etapa de campo ocorreu de forma remota. No entanto, o recurso digital não impossibilitou percebemos que mediar a construção dos conceitos relacionados ao campo conceitual das frações, sobretudo, voltado para produção dos alunos tendo como lente a TCC é relevante. Entendemos que o professor é capaz de trilhar caminho mais seguro, porque fundamenta-se nas propriedades, relações e conceitos em construção, percebidos na ação do estudante. Desta maneira, constatamos na prática que adentrar o conceito através da porta chamada conjunto de situações é um caminho frutífero para o processo de conceitualização do real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

DANTE, L. R. Projeto Ápis: Matemática - 5º ano. 3. ed. São Paulo: Ática, 2017.

FERREIRA, E. S. Onze avos, doze avos, de onde vem este termo avo? Revista Brasileira de História da Matemática, v. 6, n. 11, p. 97-108, 2026. Disponível em: http://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/215. Acesso em: 22 jul. 2021.

FRANCHI, A. Considerações sobre a teoria dos campos conceituais. In: MACHADO et al. (Orgs.) Educação Matemática: uma introdução. - 2. ed. - São Paulo : EDUC, 2002.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 6 ed. São Paulo: Atlas, 2018.

GITIRANA, V. Repensando adição e subtração: contribuições da teoria dos campos conceituais. 2. ed. São Paulo: Editora PROEM, 2001.

JUCÁ. R. S. Um estudo das competências e habilidades na resolução de problemas aritméticos, aditivos e multiplicativos, com números decimais. 2014. 282 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Pará, Bélem, 2014.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MERLINI, V. L. O conceito de fração em seus diferentes significados: um estudo diagnóstico com alunos de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental. 2005. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

MOREIRA, M. A. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de ciências e a pesquisa nesta área. Investigações em ensino de ciências, v. 7, n. 1, 2002. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID80/v7_n1_a2002.pdf. Acesso em: 16 jun. 2021.

NUNES, T.; CARRAHER, D.; SCHLIEMANN, A. Na vida dez, na escola zero. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SILVA, F. H. S. Educação Matemática: caminhos necessários. Belém: Palheta, 2016.

VERGNAUD, G. O que é aprender? In: BITTAR, M.; MUNIZ, C. A. (Org). A aprendizagem Matemática na perspectiva da teoria dos campos conceituais. Curitiba: Editora CRV, 2009.

VERGNAUD, G. Teoria dos Campos Conceituais. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO RIO DE JANEIRO, 1., Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 1993.

VERGNAUD, G. Catégories logiques et invariants opératoires. Archives de Psychologie, n° 58, p. 145-149, 1990.

VERGNAUD, G. Quelques problèmes theóriques de la didactique a propos d'un example: les structures additives. Atelier International d'Eté: Récherche en Didactique de la Physique. La Londe les Maures, França, 1983.

ZANELLA, M. S.; BARROS, R. M. O. Teoria dos Campos Conceituais: situações problemas da estrutura aditiva e multiplicativa de naturais. - 1. ed. - Curitiba: CRV, 2014.

Downloads

Publicado

2023-12-17

Como Citar

PORTELA, L. N. dos R.; SANTOS, R. A. dos; LEÃO, A. da S. Contribuições da Teoria dos Campos Conceituais na prática docente: um estudo do conceito de fração. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38656. Acesso em: 23 fev. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência