Inflação de custo em um ambiente de Educação Financeira Escolar: análise de uma proposta

Palavras-chave: Inflação, Educação Financeira Escolar, Ambiente de Educação Financeira Escolar, Projeto Escolar

Resumo

Este artigo objetiva apresentar e analisar uma tarefa que enfatiza a ideia de inflação de custo em um ambiente de educação financeira escolar. A tarefa enfatizou a variação do custo de combustíveis e foi dinamizada no horário regular das aulas da disciplina de Matemática com nove alunos do 9º ano do Ensino Fundamental que participavam do Projeto Escolar “Vigilantes do Preço”. Sob a perspectiva da abordagem qualitativa os protocolos gerados pelas dez questões da tarefa foram apreciados a partir dos princípios da análise de conteúdo a fim de identificar entendimentos matemáticos e não-matemáticos. Dentre os resultados matemáticos observaram-se indícios sobre custo médio, tratamento da informação e índice de inflação. Além disso, constatou-se a consciência financeira dos alunos a partir dos entendimentos de tomada de decisão diante de um processo inflacionário apresentados no discorrer das questões como resultado não-matemáticos da abordagem realizada num Ambiente de Educação Financeira.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Pistóia Mariani, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Doutora em Educação Matemática

 

Referências

EGEM...

DISSERTAÇÃO

AMARAL, G. P. Educação Matemática Financeira: construção do conceito de moeda no último ano do Ensino Fundamental. Dissertação. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática). Instituto Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 2013.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2018.

CAMPOS, M. B. Educação Financeira na Matemática do Ensino Fundamental: uma análise da produção de significados. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2012.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MATHIAS, W. F; GOMES, J. M. Matemática Financeira. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MUNIZ JÚNIOR, I. Econs Ou Humanos? Um Estudo Sobre a Tomada de decisão em Ambientes de Educação Financeira Escolar. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. 2016.

ROCHA, A.J. C. O ponto de vista de licenciandos em matemática sobre a educação financeira. Dissertação (Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, 2017.

SILVA, A. M. Uma experiência de Design em Educação Matemática: O Projeto de Educação Financeira Escolar. 2011. 16p. Projeto de Pesquisa (Estágio Pós-Doutoral em Educação Matemática) - Rutgers, the State University of New Jersey/ USA.

SILVA, A. M.; POWELL, A. B. Um Programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. Anais do XI ENEM – XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, 2013.

SOUZA, J. R.; PATARO, P. R. M. Vontade de Saber Matemática, 9º Ano. 3.ed. São Paulo: FTD, 2015.

VASCONCELLOS, M. A. S. de; GARCIA, M. E. Fundamentos de Economia, 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

VITAL, M. Educação Financeira e Educação Matemática: Inflação de Preços. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2014.
Publicado
2020-04-22
Seção
Artigos