Inflação de custo em um ambiente de Educação Financeira Escolar: análise de uma proposta

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2019.v3.29611

Palabras clave:

Inflação, Educação Financeira Escolar, Ambiente de Educação Financeira Escolar, Projeto Escolar

Resumen

Este artigo objetiva apresentar e analisar uma tarefa que enfatiza a ideia de inflação de custo em um ambiente de educação financeira escolar. A tarefa enfatizou a variação do custo de combustíveis e foi dinamizada no horário regular das aulas da disciplina de Matemática com nove alunos do 9º ano do Ensino Fundamental que participavam do Projeto Escolar “Vigilantes do Preço”. Sob a perspectiva da abordagem qualitativa os protocolos gerados pelas dez questões da tarefa foram apreciados a partir dos princípios da análise de conteúdo a fim de identificar entendimentos matemáticos e não-matemáticos. Dentre os resultados matemáticos observaram-se indícios sobre custo médio, tratamento da informação e índice de inflação. Além disso, constatou-se a consciência financeira dos alunos a partir dos entendimentos de tomada de decisão diante de um processo inflacionário apresentados no discorrer das questões como resultado não-matemáticos da abordagem realizada num Ambiente de Educação Financeira.

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Biografía del autor/a

Rita de Cássia Pistóia Mariani, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Doutora em Educação Matemática

 

Citas

EGEM...

DISSERTAÇÃO

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Publicado

2020-04-22

Cómo citar

ALMANSA, S. D.; PISTÓIA MARIANI, R. de C. . Inflação de custo em um ambiente de Educação Financeira Escolar: análise de uma proposta. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.34019/2594-4673.2019.v3.29611. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/29611. Acesso em: 18 jul. 2024.