Entre a Teoria e a Prática: uma proposta no processo de aprendizagem de cálculo diferencial e integral em engenharia civil
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2018.v2.27365Palavras-chave:
Cálculo Diferencial e Integral, Aprendizagem, Teoria, Prática, Resolução de ProblemasResumo
A aprendizagem por resolução de problemas (PBL) se propõe a fazer uma articulação entre os conteúdos teóricos do assunto abordado e a essência inventiva e socialmente produtiva que requer esse argumento, com a intenção de poder inserir os resultados dessa proposta na prática cotidiana do discente. O principal objetivo intenta propor estratégias alternativas, utilizando problemas da vida real, conforme método PBL, como integrador e interdisciplinar entre a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral e outras disciplinas afins nos cursos das Engenharias de uma Instituição de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro. Privilegiando a pesquisa qualitativa fizemos uso de duas importantes estratégias metodológicas, a saber: um questionário a ser respondido individualmente e uma atividade realizada em duplas onde os alunos deveriam escolher um assunto do conteúdo da referida disciplina e propor dois planejamentos de aula considerando que a teoria deveria estar mais próximo possível do contexto do cotidiano profissional dos discentes. Diante disso foi possível fazer algumas considerações finais tais como, perceber a importância de ouvir mais o discente dando-lhe voz para que saiba expor suas dificuldades e obstáculos encontrados no seu próprio processo de aprendizagem, entendendo que a teoria junto à prática do cotidiano poderá resultar em avanços na aprendizagem tanto individual quanto coletivo. Vale ressaltar que identificar os pontos que são desfavoráveis ao aprendizado e buscar modos de modificar essa trajetória se revelou como uma estratégia que outorga autonomia ao discente tornando-o autor do próprio processo de ensino e aprendizagem.
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