Entre a Teoria e a Prática: uma proposta no processo de aprendizagem de cálculo diferencial e integral em engenharia civil

Autores/as

  • Gilselene Garcia Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2018.v2.27365

Palabras clave:

Cálculo Diferencial e Integral, Aprendizagem, Teoria, Prática, Resolução de Problemas

Resumen

A aprendizagem por resolução de problemas (PBL) se propõe a fazer uma articulação entre os conteúdos teóricos do assunto abordado e a essência inventiva e socialmente produtiva que requer esse argumento, com a intenção de poder inserir os resultados dessa proposta na prática cotidiana do discente. O principal objetivo intenta propor estratégias alternativas, utilizando problemas da vida real, conforme método PBL, como integrador e interdisciplinar entre a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral e outras disciplinas afins nos cursos das Engenharias de uma Instituição de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro. Privilegiando a pesquisa qualitativa fizemos uso de duas importantes estratégias metodológicas, a saber: um questionário a ser respondido individualmente e uma atividade realizada em duplas onde os alunos deveriam escolher um assunto do conteúdo da referida disciplina e propor dois planejamentos de aula considerando que a teoria deveria estar mais próximo possível do contexto do cotidiano profissional dos discentes. Diante disso foi possível fazer algumas considerações finais tais como, perceber a importância de ouvir mais o discente dando-lhe voz para que saiba expor suas dificuldades e obstáculos encontrados no seu próprio processo de aprendizagem, entendendo que a teoria junto à prática do cotidiano poderá resultar em avanços na aprendizagem tanto individual quanto coletivo. Vale ressaltar que identificar os pontos que são desfavoráveis ao aprendizado e buscar modos de modificar essa trajetória se revelou como uma estratégia que outorga autonomia ao discente tornando-o autor do próprio processo de ensino e aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

AMADOR, J. A.; MILES, L; PETERS, C. B. The practice of problem based learning: a guide to implementing PBL in college classrooms. New York: John Wiley Professional, 2006.
ARAÚJO, U. F.; Programa Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade: protagonismo juvenil. Organização FAFE – Fundação de Apoio à Faculdade de Educação (USP). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
BAKHTIN, M. Metodologia das ciências humanas. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARROWS, H. S. Problem-based learning in medicine and beyond: a brief overview. In: WILKERSON, L.; GIJSELAERS, W. H. (Eds.). Bringing problem-based learning to higher education: theory and practice. San Francisco: Jossey-Bass, 1996.
BARBOSA, J. C. As discussões paralelas no ambiente de aprendizagem modelagem matemática. Acta Scientiae, 2008, v.10, n.1, jan./jun., p.47-57. Disponível em http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/77/69 Acesso em 10 jan 2010.
BRASIL/MEC/ CNE/CES. Resolução CNE/CES nº 11, de 11 de março de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 de abril de 2002.
BENDER, Willian N.; Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
BENDER, W.N.; CRANE, D. Response to intervention in mathematics. Bloomington: Solution Tree Press, 2011.
BOGDAN,R; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BUFREM, L. S.; SAKAKIMA, A. M. O ensino, a pesquisa e aprendizagem baseada em problemas. (Trans)Informação, 2003, v.15, n.3, p.351-361. Disponível em http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/1471/1445 Acesso em 3 maio 2013.
DEWEY, J. Democracia e educação.São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
DRAKE, K; LONG, D; Rebecca’s in the dark: a comparative study of problem-based learning and direct instruction/experiential learning in two 4th grade classrooms. Journal of Elementary Science Education, Amsterdam, v.21, n.1, p. 1-16, 2009.
ENGEL, C. E. Not just a method but a way of learning. In: BOUD, D.; FELETTI, G. I. The challenge of problem-based learning. London: Kogan Page, 1997.
ESCRIVÃO FILHO, Edmundo; RIBEIRO, Luís Roberto de Camargo. Aprendendo com PBL: aprendizagem baseada em problemas: relato de uma experiência em cursos de engenharia da EESCUSP. Rev. Minerva, São Carlos, v. 6. n. 1, p. 23-30, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.fipai.org.br/Minerva%2006(01)%2003.pdf. Acesso em 19 jan. 2015.
HOJAS, G. Hernandez. Paradigmas em Psicologia de La Educación. México: Paidós Mexicana, 1998.
LOPES, G. N. Aprendizagem baseada em problema com aplicações em Ciências Agrárias – Uma proposta para o CCA/UFRR. Revista Agro @mbiente on - line, v. 1, p. 43-49, 2007. Disponível em https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/146/82 Acesso em 25 jun 2016.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
OLIVEIRA, Vanderli Fava; TOZZI, Marcos José; LODER, Liane Ludwig (Org.). Desafios da Educação em Engenharia: Formação em Engenharia, Capacitação Docente, Experiências Metodológicas e Proposições. Brasília: ABENGE, 2014.
PENAFORTE, J. C. John Dewey e as raízes filosóficas da aprendizagem baseada em problemas. In: MAMEDE, S.; PENAFORTE, J. Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional. Fortaleza: Hucitec, 2001.
RIBEIRO, L. R. C. A aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma implementação na educação em engenharia na voz dos atores. 2005, 236f. Tese de Doutorado em Educação – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.
RIBEIRO, L. R. C. A aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no Ensino Superior. São Carlos: EDUFSCar, 2010.
TAVARES, R. Aprendizagem significativa e o ensino de ciências. Revista Ciências & Cognição, v. 13, n.1, p. 94-100, 2008. Disponível em http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/index Acesso em 25 de maio de 2014.

Publicado

2019-02-01

Cómo citar

GUIMARÃES, G. G. . Entre a Teoria e a Prática: uma proposta no processo de aprendizagem de cálculo diferencial e integral em engenharia civil. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 2, n. 1, 2019. DOI: 10.34019/2594-4673.2018.v2.27365. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/27365. Acesso em: 22 nov. 2024.