Onde está a Simetria? Uma investigação nos documentos oficiais e livros didáticos de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2018.v2.27362Palavras-chave:
Ensino, Simetria, Livro Didático, PCN, CBCResumo
Este estudo apresenta um recorte de uma pesquisa acerca da abordagem do conteúdo de Simetria em livros didáticos de matemática e em documentos educacionais com o objetivo de investigar e analisar as propostas para o ensino das simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental contidas nas diretrizes curriculares nacionais, PCN, e do estado de Minas Gerais, CBC. Analisa-se também a abordagem desse conteúdo em duas coleções de livros didáticos distribuídas às escolas públicas brasileiras pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), no ano de 2017. A pesquisa é de natureza qualitativa, com técnica de análise documental e bibliográfica. Os resultados da investigação revelam que os documentos curriculares incentivam e orientam o ensino dos diferentes tipos de simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental, bem como sua aplicação em diferentes contextos matemáticos. Entretanto, a análise didática mostra que nem todas as coleções didáticas aprovadas pelo PNLD 2017 e adotadas pelas escolas públicas brasileiras atendem inteiramente a estas propostas. A análise comparativa das duas coleções didáticas mostra que ambas trazem conteúdos de simetria no decorrer de seus volumes, com manipulações concretas, situações contextualizadas e interdisciplinares, porém com diferentes atividades, recursos didáticos e aprofundamentos. Observa-se que a coleção Vontade de Saber oferece maior suporte didático e pedagógico aos professores das escolas públicas, por melhor atender às diretrizes curriculares que norteiam o ensino público do país e do estado de Minas Gerais. Essas distinções na abordagem do tema simetria apontam para a importância da escolha do livro didático, de forma a atender as diretrizes curriculares propostas pelos documentos e a realidade de cada escola.
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