Onde está a Simetria? Uma investigação nos documentos oficiais e livros didáticos de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2018.v2.27362Palabras clave:
Ensino, Simetria, Livro Didático, PCN, CBCResumen
Este estudo apresenta um recorte de uma pesquisa acerca da abordagem do conteúdo de Simetria em livros didáticos de matemática e em documentos educacionais com o objetivo de investigar e analisar as propostas para o ensino das simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental contidas nas diretrizes curriculares nacionais, PCN, e do estado de Minas Gerais, CBC. Analisa-se também a abordagem desse conteúdo em duas coleções de livros didáticos distribuídas às escolas públicas brasileiras pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), no ano de 2017. A pesquisa é de natureza qualitativa, com técnica de análise documental e bibliográfica. Os resultados da investigação revelam que os documentos curriculares incentivam e orientam o ensino dos diferentes tipos de simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental, bem como sua aplicação em diferentes contextos matemáticos. Entretanto, a análise didática mostra que nem todas as coleções didáticas aprovadas pelo PNLD 2017 e adotadas pelas escolas públicas brasileiras atendem inteiramente a estas propostas. A análise comparativa das duas coleções didáticas mostra que ambas trazem conteúdos de simetria no decorrer de seus volumes, com manipulações concretas, situações contextualizadas e interdisciplinares, porém com diferentes atividades, recursos didáticos e aprofundamentos. Observa-se que a coleção Vontade de Saber oferece maior suporte didático e pedagógico aos professores das escolas públicas, por melhor atender às diretrizes curriculares que norteiam o ensino público do país e do estado de Minas Gerais. Essas distinções na abordagem do tema simetria apontam para a importância da escolha do livro didático, de forma a atender as diretrizes curriculares propostas pelos documentos e a realidade de cada escola.
Descargas
Métricas
Citas
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quaro ciclos do Ensino Fundamental, Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998. 152 p.
_________. Decreto n. 91.542, de 19 de agos. de 1985. Brasília, DF, agos. 1985. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/fndelegis/action/UrlPublicasAction.php?acao=abrirAtoPublico&sgl_tipo=DEC&num_ato=00091542&seq_ato=000&vlr_ano=1985&sgl_orgao=NI>. Acesso em: 23 de outubro de 2017.
________. Decreto n 7.084, de 27 de janeiro de 2010. Brasília, DF, jan. 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7084.htm>. Acesso em: 23 de outubro de 2017.
_________. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Guia de Livros Didáticos PNLD 2016: Matemática. Brasília: MEC, 2016.
_________. Ministério da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Dados Estatísticos: PNLD 2017. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br>. Acesso em: 05 de maio de 2017.
CHIRÉIA, J. V. Transformações Geométricas e a Simetria: Uma proposta para o Ensino Médio. 2013. 89 folhas. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3ª Ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
LUZ, V. A. Um estudo sobre o Ensino de Transformações Geométricas: da reforma da Matemática Moderna aos dias atuais.2007.197f. Mestrado em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2007.
MINAS GERAIS, Governo do Estado. Currículo Básico Comum: Ensinos Fundamental e Médio. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Educação, 2007.
____________. Currículo Básico Comum do Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Educação, 2014.
____________. Resolução SEE n. 666, de 07 de abril de 2005. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Educação, abr, 2005. Disponível em: <https://www.educacao.mg.gov.br/images/documentos/%7BA6FF8791-B1D3-4FBB-B4B5-6AFEE169185A%7D_resol0033.pdf >. Acesso em: 04 de novembro de 2017.
NETTO, S. L. Construções geométricas: exercícios e soluções. Rio de Janeiro: SBM, 2010.
NÓBREGA, J. C. C.. Aprendendo matemática com o Cabri Geométer II. ABC-BSB, 2003.
OLIVEIRA, S. C. (Re)construção do pensamento geométrico de professores numa abordagem investigativa sobre simetria de reflexão. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016. São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2016. Online.
PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e consequências. In: Zetetiké: Campinas, ano 1, n.1, p. 7-17, 1993.
PIRES, C. M. C.; Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento Curricular e Formação de Professores em Matemática. Texto base para a Organização do Projeto de Pesquisa sobre o Tema: Relações entre Professores e Materiais Que apresentam o currículo de Matemática: Um Campo Emergencial. São Paulo, 2012.
REZENDE, D. P. L. Ensino e aprendizagem de geometria: uma proposta para o estudo de polígonos nos anos finais do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. XIX. 2015. Juiz de Fora. Anais... Minas Gerais. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015. Online.
SENA, R. M.; DORNELES, B. V. Ensino de Geometria: Rumos da Pesquisa (1991-2011). In: Revemat: Florianópolis (SC), v. 08, n. 1, p. 138-155, 2013.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 21 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
SILVA, P; VIANA M. História da Educação Matemática e Geometria das Transformações: Um estudo sobre as produções brasileiras atuais. In: ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2015. Juiz de Fora. Anais... Minas Gerais: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015. Online.
SOUZA, J. R. de; PATARO, Patricia Rosana Moreno. Vontade de Saber Matemática. 3. ed. São Paulo: FTD, 2015. Coleção Vontade de Saber Matemática (6º ao 9º ano).
STEWART, I. Uma história da simetria na matemática. 1.ed. Tradução de Claudio Carina. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
VELOSO, E. Simetria e transformações geométricas. Lisboa: Associação de Professores de Matemática – APM, 2012.